Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Instrumentos musicais na rua Teodoro Sampaio

Foto: Leila Fugii
Foto: Leila Fugii

Instrumentos musicais na rua Teodoro Sampaio


Em meio ao comércio variado que se distribui pelos três quilômetros da rua Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital, um trecho em particular chama a atenção pela quantidade de lojas de instrumentos musicais, algumas localizadas lado a lado. A área, já tradicional para os aficionados por música, está entre a avenida Dr. Arnaldo e a praça Benedito Calixto, onde há mais de 30 lojas e espaços para compra e venda de instrumentos, reparos, ensaios e aulas de música.
 

Revista E Sesc São Paulo - Almanaque Paulistano novembro/2016


Polo musical

Não há registros de quando o trecho da rua começou a ter vocação para instrumentos musicais, mas as lojas mais antigas datam de décadas atrás. Violões, teclados, baterias, microfones, peças de guitarra, cordas, pianos, caixas acústicas, partituras e instrumentos raros e vintage, além de estúdios para ensaio, escolas de música, luthierias e oficinas criaram no trecho um verdadeiro circuito.

Aos sábados, quando na praça Benedito Calixto ocorre a feira de antiguidades e artesanato, alguns dos espaços recebem apresentações musicais, além de permitirem que músicos testem e utilizem os instrumentos.
 

A rua

Nomeada em homenagem ao engenheiro, intelectual e político baiano Teodoro Fernandes Sampaio (1855-1937), a rua foi aberta no início do século 20, quando também houve o prolongamento da linha de bondes até o largo de Pinheiros e a inauguração do Mercado Municipal de Pinheiros.

A partir daí, a região passou a ser um centro de comércio. Hoje, além da oferta de instrumentos musicais no trecho mais próximo da avenida Dr. Arnaldo, a porção localizada após a avenida Henrique Schaumann é conhecida pelas lojas de móveis, entre outros comércios que se estendem até o Largo da Batata.
 

::