Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Totó La Momposina explora a cultura colombiana no Sesc Pompeia

Totó La Momposina, também conhecida como
Totó La Momposina, também conhecida como "A Diva Descalça"

Totó La Momposina, uma das principais cantoras da música tradicional colombiana, carrega consigo a história de seus ancestrais e espalha ao mundo a cultura latina americana. Em Novembro, a artista desembarca no Sesc Pompeia para encher a Comedoria de cores, sabores e ritmos.

Em sua trajetória, estão sete indicações ao Grammy Latino, das quais ganhou três, e uma indicação ao Grammy Americano. Em 1982, se apresentou durante a entrega do Prêmio Nobel de Literatura para Gabriel García Márquez. Também estudou História da Dança na Universidade Sorbonne, na França, e foi convidada pelo ex-cantor do Genesis, Peter Gabriel, para participar de um dos festivais mais importantes do mundo, o Womad. E tudo isso com os pés descalços, já que Totó dispensa os sapatos em suas apresentações.

Nascida na localidade de Talaigua, próxima à costa do Caribe, em uma família com histórico musical, Totó desde cedo foi iniciada nos ritmos de sua terra: cumbia, chalupa, garabato, mapale, bullerenge. Tudo isso misturado com a cultura cubana e suas sonoridades, como son, guaracha, rumba e bolero. Música de gente simples, trabalhadores agrícolas, pescadores, lavadeiras, e que contam a história de todo um continente.

Nos anos 90, Totó ganhou os olhares internacionais com a turnê “WOMAD”, realizando o sonho de apresentar a música folclórica colombiana ao mundo. Por isso, é considerada embaixadora informal do gênero há cinco décadas. Entre seus principais sucessos, está a música “El Pescador”. Ouça abaixo:

Em 2012, a cantora participou da música “Latinoamerica”, do grupo porto riquenho, Calle 13, junto com a brasileira Maria Rita e a peruana Susana Baca. Confira:

No Sesc Pompeia, o show acontece no dia 17 de Novembro, às 21h30. Os ingressos já estão sendo vendidos no portal e nas bilheterias das unidades Sesc.