Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sorriso é coisa séria

O sorriso cativa, aproxima, transpõe barreiras, abre caminhos. É uma das primeiras formas de nos comunicarmos com o mundo, antes de aprendermos a decifrar palavras e entrarmos no universo da linguagem.

Sorrir demonstra que estamos bem, e nos ajuda a ficarmos ainda melhores: o gesto estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de leveza e bem-estar, que ativam o sistema imunológico para prevenir principalmente doenças causadas pelo estresse.

Por tudo isso, o Sesc acredita que o sorriso merece ser levado a sério. Não só na perspectiva da saúde bucal, trabalhada nas clínicas odontológicas, mas também como um indicador amplo de saúde, qualidade de vida e até felicidade. “Em nossas ações educativas, buscamos valorizar o sorriso desde a infância, trazendo informações de uma forma lúdica e participativa, estimulando escolhas saudáveis dentro da autonomia das crianças. Para isso, realizamos atividades que incluem o tema da saúde no dia a dia de forma transversal, seja no ambiente escolar, seja nas ações nas unidades do Sesc ou junto às famílias”, afirma Jair de Souza Moreira Jr., dentista e assistente da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo.

O Sorriso é Coisa Séria, o Sorriso Saudável e o Clube do Dentinho são algumas das ações desenvolvidas pelas unidades do Sesc para a educação em saúde. Saiba mais:

O valor do sorriso

“Agora vocês vão conhecer o sorriso mais bonito do mundo” – anunciou a contadora de história às crianças que participavam da atividade no Sesc Florêncio de Abreu. Uma a uma, seguiam vendadas até estarem frente a frente com espelho. Ao abrir dos olhos, uma surpresa: o sorriso mais bonito era o próprio! 

Com vídeo e teatro, brincadeiras e cores, o Grupo Performático Éos, junto com a psicóloga Silmara Meirelles, buscou mostrar às crianças de creches e escolas da região o poder transformador do sorriso. “É possível falar de saúde bucal sem falar diretamente sobre isso. Quando a gente mostra que o sorriso é bom - é um cartão de visitas, expressa o que se está sentindo -, as crianças passam a valorizá-lo e a querer cuidar dele”, diz Silmara. 


via GIPHY

(Fotos: Cris Komesu)

 

Saúde nas escolas

Estudar, encontrar os amigos, brincar e se alimentar. Além disso tudo, a escola também pode ser um ambiente fértil para aprender a cuidar da saúde. Levando orientação de forma lúdica, o Sesc propõe uma combinação entre a educação formal e não formal. “O desafio é pegar todas as informações e transformar isso em uma grande aventura, de tal maneira que a criança se sinta convidada a participar contigo sem perceber que está aprendendo. O teatro pode se aliar à educação, afinal é brincando que se aprende. Elas assimilam melhor as informações dentro de um contexto fantástico, divertido.”, conta Márcio Pontes, diretor da Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos, que fez parte da ação do Sorriso é Coisa Séria do Sesc Presidente Prudente, que visitou 10 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade em outubro.


(Foto: Taíne Correa)


Também presente em Rio Preto, o Sorriso é Coisa Séria chegou até 42 escolas municipais atingindo mais de 20 mil crianças. Confira:


(Vídeo: Anderson Carvalho)

Mas as atividades não são direcionadas somente aos pequenos. No Sesc Interlagos, o programa Sorriso Saudável capacita professores e educadores para compartilhar conhecimentos junto aos seus alunos, criando condições favoráveis para que desenvolvam hábitos saudáveis:

(Vídeo: Camila Wanderley)

Nas unidades do Sesc, a educação em saúde faz parte da proposta educativa desenvolvida nos diferentes espaços, em diversas linguagens. Em Piracicaba, uma instalação interativa e tecnológica convida os frequentadores da clínica odontológica e da unidade a jogar e brincar com informações sobre a boca, os dentes e o sorriso, a escovação e a alimentação. Rodrigo da Silva Mendes, coordenador da Odontologia do Sesc Piracicaba, falou sobre o projeto:


(Vídeo: André Moura)


E a família?

O apoio familiar é essencial para estimular as crianças a desenvolverem e manterem hábitos saudáveis. No Sesc Ipiranga e no Sesc Interlagos, essa relação é trabalhada no Clube do Dentinho, em que a família primeiro é convidada a participar de uma palestra informativa e em seguida os pequenos recebem orientação individual sobre prevenção e higiene bucal. “Como o nome ‘clube’ já indica, procuramos reunir a família e proporcionar um dia divertido, de trocas de experiências. Nosso foco é a infância, mas a informação é para todos. A participação da família é muito importante, pois a criança age pelo exemplo. A orientação do dentista não é suficiente se em casa os pais fazem de outra forma. É uma oportunidade de aprenderem juntos e trabalharem a autonomia nas escolhas. Quando a família entende a importância da saúde bucal e muda os hábitos, a criança muda junto”, conta Camilla Peterlini, coordenadora da clínica do Sesc Ipiranga.