Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

5 dicas para começar a se exercitar

Márcio Villar, ganhador do desafio Double Budwater em 2010<br>Foto: Divulgação
Márcio Villar, ganhador do desafio Double Budwater em 2010
Foto: Divulgação

Para mudar a vida radicalmente, às vezes só é necessário um impulso a mais. Foi assim com Márcio Villar, o primeiro atleta do mundo a completar a copa do mundo em ambientes extremos, prova que consiste em mais de 200km percorridos em desertos e montanhas geladas. O atleta também é recordista em corrida em esteira, com 827,16km corridos em sete dias de prova. 

Quem vê Márcio não imagina que existiu um dia em que o desafio maior era alcançar o ônibus. “Comecei a correr para perder peso. Um dia fui pegar um ônibus e não consegui,  nessa noite com muita azia e queimação no estômago, eu vi a porcaria que tinha me tornado. No dia seguinte pela manhã calcei um par de tênis, comecei a caminhar e mudei toda minha alimentação” diz.

O atleta preparou cinco dias para quem quer começar a se exercitar. Confira:

1) Procurar um médico
Antes de sair correndo por aí, é fundamental fazer exames para conferir se está tudo bem com a saúde, e qual tipo de exercício é o mais indicado para suas condições físicas.

2) Procurar um profissional de educação física
Quais são seus objetivos? Perder peso, ganhar massa, resistência? Um profissional de educação física pode auxiliar qual tipo de exercício combina com seu estilo de vida, condição física e claro, seus sonhos!

3) Aprender a respirar
Respirar não é tão simples quanto parece! Aprender a respirar do jeito adequado é fundamental para melhorar a resistência!

4) Usar um tênis adequado
Para evitar machucados, é muito importante usar o tipo de tênis que combina mais com sua pisada e o exercício que está sendo feito!

5) Aproveitar e ser feliz
Curtir o exercício e sempre dar o seu melhor! Afinal, não existe coisa mais saudável do que felicidade!

Escolha um esporte para chamar de seu e pratique diariamente!