Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

8 dicas para andar com uma magrela

Você já pensou em colocar a bicicleta em sua rotina? Que tal utilizá-la como meio de transporte, fazer compras, pedalar em parques e praças da cidade, marcar encontros com seus amigos e participar de passeios ciclísticos e trilhas?

Sorocaba possui um plano cicloviário que é modelo nacional, pois possui mais de 100km de ciclovia/ciclofaixa distribuídos por toda a cidade e conta com um sistema gratuito de empréstimos de bicicletas. 

Para aproveitar as oportunidades em cima das duas rodas - em Sorocaba ou em qualquer cidade em que você esteja -é preciso tomar alguns cuidados básicos e nós preparamos 8 dicas para ajudar os ciclistas de todas as idades:

1) Proteja-se!
O capacete e luvas, além de proteger de quedas, garantem mais visibilidade e os óculos protegem daquelas mosquinhas e ciscos que teimam em entrar nos olhos.

2) Ilumine a sua magrela
As bicicletas são obrigadas por lei a ter campainha (buzina), espelho retrovisor e sinalização noturna dianteira (luz branca) e traseira (luz vermelha), para que os motoristas consigam visualizar melhor, principalmente à noite. Se você já tem refletivos, ótimo, mas as luzes piscantes aumentam muita a visibilidade, então, não deixe de colocá-las!

3) Como dizia o velho guerreiro: quem não comunica se trumbica!
Use gestos que antecipem o que você está prestes a fazer, mas tenha cuidado ao utilizar o braço para sinalizar se você pretende virar uma rua ou não. É importante ser previsível. Verifique se os outros motoristas estão lhe vendo. Se você não consegue ver os olhos do motorista é certo que ele não está lhe vendo. Aproveite o contato para trocar gentilezas. Cumprimentos e agradecimentos humanizam o trânsito.

4) Siga o fluxo
Ande sempre na mesma mão dos carros, nunca na contrária. Isso aumenta o tempo de reação e a visão dos motoristas, que dificilmente preveem uma bicicleta vindo na contramão.

5) Quando puder, escolha as ciclovias e ciclofaixas
Ciclovias e ciclofaixas costumam ser mais seguras pois foram especialmente pensadas para as magrelas. Além disso, você fica distante de veículos mais pesados.

6) Lembre-se da abertura portas e ocupe a faixa
Cuidado com as portas dos carros parados. Muitos motoristas olham no retrovisor procurando veículos grandes e acabam não vendo a magrela chegando.
Andar no canto da via é perigoso, procure ocupar a faixa. Os demais veículos são obrigados a passar a 1,5 metros de distância das bicicletas.

7 ) Pela direita ou pela esquerda? Eis a questão
Vá pela direita, é mais seguro, por ser a área destinada aos veículos em menor velocidade.

8) Todos os sentidos contam
Atenção a todos os movimentos do trânsito é básico. Então, é bom olhar atentamente prevendo o movimento de outras pessoas e nada de colocar fone de ouvido e “esquecer” dos outros barulhos. Falando em sentidos, aproveite a brisa.