Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

• É tempo de inclusão

• Zeca Baleiro lê Hilda Hilst

• Primeiro Lugar

• Estou Cá

• Na trama da fotografia

• Águas da Cidade

 

______________________________________________________________________________________________________
 

É tempo de inclusão

Programação incentiva cidadania compartilhada de pessoas com e sem deficiência


Foto: Seba Neto

No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco para discutir, ampliar e planejar um cotidiano com maior qualidade de vida e acesso aos direitos pelas pessoas com deficiência. Como parte da programação relacionada à data, de 2 a 9 de dezembro o Sesc realiza a Semana Inclusiva, com atividades que incentivam a cidadania compartilhada de pessoas com e sem deficiência e a inclusão em todos os aspectos – cultural, esportivo, educativo e no lazer.

O evento surgiu por meio de uma parceria do Sesc com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizadora da Virada Inclusiva. Nesta edição, a programação do Sesc em unidades da capital, interior e litoral conta com oficinas, espetáculos, atividades esportivas, palestras e vivências, entre outras ações, para participação conjunta de pessoas com e sem deficiência. “As diversas atividades trazem para o público a importância de conviver com as diferenças, reforçando e promovendo a cidadania de todas as pessoas, independentemente de suas características físicas, cognitivas e sensoriais”, afirma Ligia Zamaro, assistente da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc.

A maior parte das atividades conta com recursos de acessibilidade, como tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, que ampliam a possibilidade de acesso às experiências por pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual.

“Neste ano, há um aumento na oferta desses recursos, vinculados a espetáculos, contações de história e outras modalidades artísticas, como um incentivo à cidadania cultural das pessoas com deficiência, em respeito ao seu direito de usufruir e experimentar amplamente a cultura em seu cotidiano”, ressalta Ligia, que destaca eventos como os encontros com atletas paralímpicos, exposições com ação educativa inclusiva, passeios de turismo e vivências sensoriais. “A Semana Inclusiva, portanto, se propõe a gerar espaços de relação, alteridade e respeito, em que a deficiência não seja entendida como barreira, mas como extensão das características complexas presentes em qualquer ser humano. Uma pessoa com deficiência deve ser considerada no
atendimento de suas especificidades, mas incluída no atendimento de sua humanidade plena”, completa Ligia.

“A SEMANA INCLUSIVA SE PROPÕE A GERAR
ESPAÇOS DE RELAÇÃO, ALTERIDADE E RESPEITO,
EM QUE A DEFICIÊNCIA NÃO SEJA ENTENDIDA
COMO BARREIRA, MAS COMO EXTENSÃO DAS
CARACTERÍSTICAS COMPLEXAS PRESENTES EM
QUALQUER SER HUMANO”

LIGIA ZAMARO, assistente da Gerência
de Educação para Sustentabilidade e Cidadania

Confira a programação completa da Semana Inclusiva

Voltar para índice

 

Zeca Baleiro lê Hilda Hilst


Foto: Rama de Oliveira

Como parte do projeto Leitores, que convida personalidades literárias e artísticas para interpretar obras de autores de sua preferência, o Sesc Campo Limpo recebeu no dia 24 de novembro o cantor e compositor Zeca Baleiro lendo textos selecionados da poeta paulista Hilda Hilst (1930-2004). Desde maio, passaram pelo projeto Arrigo Barnabé, Alice Ruiz, Ferréz, Leticia Persiles, Leonardo Medeiros, Mário Bortolotto, Alexandre Nero e Ângela Dip, em noites de leitura de suas próprias obras ou de autores que os influenciaram, valorizando a relação de interdependência entre artistas, escritores, músicos e poetas e suas referências literárias.
 

Confira a programação completa do projeto Leitores no Sesc Campo Limpo

Voltar para índice

 

Primeiro Lugar


Foto: Divulgação


Duas publicações das Edições Sesc São Paulo foram ganhadoras do 30º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, empatadas em 1º lugar na categoria Trabalhos Escritos – Geraldo de Barros: Isso, de Fabiana de Barros, e Michel Arnoult, Design e Utopia, organizado por Ethel Leon. As Edições também foram premiadas no Prêmio Jabuti, no dia 24 de novembro. O livro Capas de Santa Rosa, de Luís Bueno, ficou em 1º lugar na categoria Projeto Gráfico. A publicação é uma coedição das Edições Sesc com a Ateliê Editorial, e tem projeto gráfico assinado pela Negrito Produção Editorial.

Confira os produtos das Edições Sesc em sescsp.org.br/livraria

Voltar para índice

 

Estou Cá

Foto: Michel Rios

Lançado em julho de 2015, o projeto Estou Cá, com curadoria de Paulo Miyada, trouxe à tona diversos questionamentos sobre arte contemporânea. Depois das exposições Potlatch: Trocas de Arte, que começou vazia e se desenvolveu por meio de trocas entre o público e a equipe curatorial, e Sempre Algo entre Nós, que reuniu artistas contemporâneos com trabalhos que enfatizam as relações entre obras e público, o projeto chega a sua última etapa. A exposição Estou Cá, no Sesc Belenzinho de 30 de novembro a 26 de fevereiro, testa hipóteses a respeito da arte, seus agentes, processos constitutivos e a relação com o lugar e os públicos da unidade do Sesc.

Mais informações no Portal Sesc SP

Voltar para índice


Na trama da fotografia


Foto: Divulgação
 

No dia 8 de dezembro, às 19h30, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe o fotógrafo, teórico e historiador da fotografia Boris Kossoy para a apresentação do livro Realidades e Ficções na Trama Fotográfica (Ateliê Editorial, 5ª edição, 2016), que traz um conjunto de textos decorrentes das diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas pelo autor. Nele, Kossoy reflete sobre a construção da representação e da interpretação e analisa o processo de criação de realidades – e, portanto, de ficções – que a fotografia permite.

Mais informações no Portal SescSP

Voltar para índice

 

Águas da cidade


Foto: Estudio Laborg
 

Até 18 de dezembro, o Sesc Vila Mariana recebe a exposição Rios Des.Cobertos – O Resgate das Águas da Cidade, que apresenta ao público a extensa bacia hidrográfica da cidade de São Paulo, hoje escondida por ruas e avenidas. O projeto, que é resultado do trabalho em conjunto entre o Estúdio Laborg e a Iniciativa Rios e Ruas, apresenta uma maquete interativa que problematiza o processo de urbanização das grandes metrópoles e as transformações ocorridas em suas hidrografias originais, além dos possíveis problemas enfrentados no desenvolvimento das cidades.

Mais informações no Portal SescSP

Voltar para índice

 

 


Foto: Divulgação

Visto por mais de 35 mil espectadores no Brasil desde a estreia em 2011, o espetáculo Luis Antonio – Gabriela, da Cia. Mungunzá de Teatro, esteve no Sesc Belenzinho de 3 a 20 de novembro. Na peça, o diretor Nelson Baskerville coloca em cena a história do irmão homossexual, que desafiou as regras de uma família conservadora nos anos 1960


 

“A GENTE NÃO TENTA RESPONDER ÀS RUAS, MAS PROFETIZAR
ALGO JÁ DITO NA NOSSA COLONIZAÇÃO. QUEREMOS DISCUTIR
QUE A NOSSA HISTÓRIA ESTÁ ESCRITA HÁ MUITO TEMPO E QUE
ELA TEM QUE SER DESCRITA”

FELIPE HIRSCH, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
O diretor esteve com o espetáculo A Comédia Latino-Americana
no Sesc Vila Mariana entre 7 de outubro e 13 de novembro.


 

“PALCO, PARA MIM, É SAÚDE, É
VITALIDADE. É O MEU PARAÍSO”


ALCEU VALENÇA, em entrevista ao
jornal O Estado de S. Paulo. O músico
apresentou o show Vivo! Revivo! nos dias
18 e 19 de novembro, no Sesc Pinheiros.

 

Voltar para índice

 

::