Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura

No dia 29 de novembro, o Prêmio Sesc de Literatura promove a cerimônia de lançamento dos livros premiados na edição de 2016. Na ocasião, os escritores vencedores Franklin Carvalho e Mário Rodrigues participam de bate-papo e apresentam suas obras publicadas pela editora Record, parceira do prêmio.

A cerimônia, que acontece no Sesc Belenzinho, tem início com um bate-papo sobre a criação literária entre dois julgadores da Comissão do Prêmio, os escritores João Carrascoza (SP) e Assis Brasil (RS). Em seguida, uma mesa de discussão reúne os vencedores do prêmio em 2015, as escritoras Marta Barcellos e Sheyla Smanioto, e os premiados em 2016, Mário Rodrigues e Franklin Carvalho, com mediação da jornalista Adriana Couto. Ao final será realizada uma sessão de autógrafos com os autores.

Para participar, basta retirar os ingressos na Bilheteria da Unidade, com uma hora de antecedência.

A programação também será transmitida ao vivo, na página do Prêmio Sesc de Literatura no Facebook.

Os livros selecionados
O jornalista baiano Franklin Carvalho, de 47 anos, vencedor na categoria Romance com Céus e terra, é pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e assessor de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho. O livro conta a história do menino Galego, que aos 12 anos é convocado a salvar um cigano crucificado e acaba morrendo. Transcendendo a morte, Galego acompanhará uma família de pessoas bastante simples do sertão baiano, observando seus momentos de alegria e de dor, bem como o comportamento geral da cidade no que tange a religião e a morte.

O pernambucano de Garanhuns, Mário Rodrigues, de 38 anos, é pós-graduado em língua portuguesa, e é também professor de português, literatura e redação. Sua obra Receita para se fazer um monstro, é uma coletânea de contos curtos que têm como inspiração inicial cenas da infância – em um recorte temporal bem específico dos anos 1980. A narração das brincadeiras, das descobertas, das personalidades e dos amores compõe um pano de fundo sentimental para quem viveu no início dessa década.

Sobre o Prêmio Sesc de Literatura
Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Até agora, já foram revelados 23 novos autores. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. 

Para outras informações, clique aqui.