Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

• Imersão na arte latino-americana

• Espetáculo

• Encontro de Gerações

• Dimensões da Cultura

• Galeria Diferente

• Férias Musiciais

__________________________________________________

 

Imersão na arte latino-americana

Programação de cursos e oficinas destaca a nossa identidade


Fotos Divulgação

De 17 de janeiro a 24 de fevereiro, o Sesc Pompeia oferece uma série de cursos teóricos, aulas abertas e atividades relacionados à história da arte, pintura, cerâmica, gravura, desenho, literatura, fotografia, cinema e arte têxtil da América Latina. Os cursos fazem parte da programação especial Latinossomos – Arte como Trabalho e as Identidades Latino-Americanas.

“O objetivo é apresentar ao público uma variedade representativa dos saberes culturais praticados de forma atemporal por países da América Latina. As atividades pretendem dar conta de cobrir parte da diversidade latino-americana e as respectivas identidades de cada país representado, inclusive o Brasil, enfatizando a arte como ofício de ateliê, como saber intimamente ligado com o corpo, com as mãos e com a ancestralidade”, explica a técnica das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia Gabriela Carraro.

Entre os cursos de teoria e história da arte, estão programadas abordagens que vão desde a introdução às artes ameríndias até artistas feministas latino-americanas, pintura do século 20, rituais dos povos andinos, música, fotografia, literatura e cinema latino-americano. Ministrada por pesquisadores, professores e profissionais de diversos países do continente, a programação inclui oficinas práticas de diversas técnicas, como cerâmica, arte têxtil, fotografia e gravura.

O projeto oferece ainda ateliês gratuitos para a família, nos quais crianças e adultos podem experimentar técnicas e materiais, como minimáscaras pré-colombianas e xilogravuras inspiradas nos cordéis nordestinos, e atividades gratuitas para a terceira idade, como oficinas sobre trabalhos artesanais em cerâmica de diferentes regiões da América Latina e oficina de confecção de lhamas e piñatas de crochê.

O cronograma de atividades conta também com aulas abertas. De 21 de janeiro a 4 de fevereiro, das 11h às 14h, as aulas abertas Desenhar a América Latina propõem a leitura de autores latino-americanos, como Eduardo Galeano, Gabriel García Márquez, Clarice Lispector, Jorge Luis Borges e Julio Cortázar como inspiração para a produção de desenhos. Nos dias 25 e 28 de janeiro e 11 de fevereiro, outra oficina oferece ao público a oportunidade de conhecer os tullmas, pompons multicoloridos trançados entre si que são usados pelas mulheres como enfeite no cabelo ou como acessório para danças em festas típicas na Bolívia.

As inscrições para os cursos começam em 12 de janeiro.

Saiba mais no portal SescSP.

Voltar para índice

 

Espetáculo


Foto: Ricardo Simões
 

O Sesc Belenzinho recebe, de 13 a 22 de janeiro, o espetáculo Namíbia, Não!, dirigido por Lázaro Ramos. Na história, o governo brasileiro decreta uma Medida Provisória provocando, em pleno século 21, o revés da diáspora vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata. A peça faz parte da mostra Motumbá – Memórias e Existências Negras, programação que valoriza a representatividade de matrizes africanas legitimadas por trajetórias de vida e posicionamentos sociopolíticos.

Confira a programação da mostra Motumbá.

Voltar para índice

Encontro de Gerações

Como parte do projeto Avós e Netos, durante o mês de janeiro as unidades do Sesc na capital, litoral e interior de São Paulo oferecem uma série de atividades que unem idosos e seus netos para promover a integração e descobertas conjuntas. A programação conta com oficinas, bate-papos, espetáculos e vivências, e tem como objetivo incentivar a convivência e o afeto por meio de ações que estimulam a experimentação e a criação conjunta entre as gerações.

Confira a programação no portal SescSP.

Voltar para índice

 

 

Dimensões da Cultura

Neste mês as Edições Sesc São Paulo lançam o livro Dimensões da Cultura – Políticas Culturais e Seus Desafios, de Isaura Botelho, gestora cultural e doutora em Ação Cultural pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O livro aborda a dimensão econômica da cultura e cobre diversos aspectos da gestão cultural, como os arranjos institucionais, a formação de gestores e de públicos, os instrumentos de financiamento e a articulação de políticas culturais transnacionais. O lançamento ocorre no dia 31 de janeiro, às 19h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Conheça a livraria do SescSP.

Voltar para índice

 

Galeria Diferente


Foto: Sheila Signario

Realizado desde maio no Sesc Campo Limpo, o projeto Monogaleria propõe uma galeria de arte diferente, em que apenas uma obra é exibida por vez. Com curadoria de Rogério Pixote, a cada mês um fotógrafo ou coletivo de fotografia que ainda não está em evidência no circuito de exposições é convidado a expor e discutir um tema em uma única imagem. Até o dia 5 de fevereiro o público pode ver a obra Entardecer de Histórias, da fotógrafa Sheila Signário, que no dia 10 de janeiro, às 20h, participa de um bate-papo sobre sua carreira.

Confira a programação do projeto Monogaleria.

Voltar para índice

 

Férias Musicais

Durante o período de férias dos cursos regulares dos centros de música das unidades Vila Mariana e Consolação, são oferecidas atividades especiais para diversas faixas etárias. No Sesc Consolação, entre os cursos programados para janeiro, estão: Apreciação Musical, Jazz, Improvisação e Fruição; Canto dos Harmônicos e das Tigelas Tibetanas; Orquestra de Percussão, Objetos Sonoros, entre outros. No Vila Mariana, aos sábados e domingos (exceto nos dias 21 e 29 de janeiro), das 15h às 16h30, são realizadas oficinas musicais gratuitas na praça de eventos da unidade. 

Voltar para índice

 


Foto: Matheus Jose Maria

O Selo Sesc lançou, em dezembro, o novo trabalho de Arthur Verocai, No Voo do Urubu, com parcerias de Mano Brown, Seu Jorge, Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós, Criolo e Vinícius Cantuária. Instrumentista, compositor, maestro e arranjador, Verocai possui uma trajetória curiosa: seu primeiro disco, lançado em 1972 e reprensado em 2003 pelo selo californiano Ubiquity Records, não atraiu muita atenção na época do lançamento, sendo alçado ao posto de cult depois que rappers como Ludacris e MF Doom samplearam suas músicas.

 

“Esse repertório  pode ocupar palcos menores, circular mais facilmente e, nesse sentido, é natural imaginá-lo como um caminho para levar a música clássica ao maior número de pessoas possível”

Claudia Toni, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. A curadora participou do Festival Sesc de Música de Câmara 2016, de 22 de novembro a 4 de dezembro .

 

“Gosto de estar nesse lugar da exposição e da fragilidade. De expor o que é problemático e criar algo menos espetacularizado e mais ritualístico”

 

Lineker, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O cantor e performer lançou seu disco com show no Sesc Pompeia, no dia 16 de dezembro.