Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Longe do trivial

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Longe do trivial

Realizados neste ano na Polônia, Jogos Mundiais reúnem modalidades esportivas pouco conhecidas


Uma competição internacional de cabo de guerra pode até parecer uma ideia inusitada – mas esse torneio existe e faz parte dos Jogos Mundiais, evento que ocorre a cada quatro anos e reúne modalidades esportivas não olímpicas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional. A edição deste ano será realizada em Wroclaw, na Polônia, entre os dias 20 e 30 de julho.

Das 31 modalidades disputadas, há algumas tão curiosas como o Punhobol, espécie de voleibol em que os jogadores só podem golpear a bola com as mãos fechadas – e na qual o Brasil foi campeão em 2009. Realizados desde 1981 – a primeira edição ocorreu nos Estados Unidos –, os Jogos Mundiais funcionam como uma espécie de laboratório para futuros esportes olímpicos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o badminton, que passou a integrar os Jogos Olímpicos em 1992.

Campeão de patinação nos Jogos Mundiais de 2013, em Cali, na Colômbia, o atleta brasileiro Marcel Sturmer acredita que a divulgação de modalidades que fogem das tradicionais ajuda na formação de uma cultura esportiva no país. “É muito importante esse contato com os diferentes esportes, para que seja possível fazer uma escolha. Eu, por exemplo, me apaixonei pela patinação no primeiro dia em que vi, aos seis anos de idade”, afirma. “Gostar é o primeiro passo para a prática. Conforme a divulgação vai crescendo, cresce o número de praticantes, a qualidade das competições e as medalhas que o país ganha.”

 

Novos interesses

Apesar de os Jogos Mundiais ainda não serem muito conhecidos da população brasileira, o momento pós-Olimpíadas pode ser uma oportunidade para alavancar novos interesses. Essa foi uma das inspirações para a programação Esse Ano Tem Jogos, que ocorre em janeiro e fevereiro no Sesc Santo André, como parte da programação do Sesc Verão (veja abaixo em Cardápio variado). “O interesse dos brasileiros pelos jogos paralímpicos de 2016 já foi um indicador de que podemos nos interessar por outros esportes além do futebol. Modalidades como as dos Jogos Mundiais têm muito a acrescentar nesse processo”, observa o educador físico e monitor de esportes do Sesc Santo André Leonardo Calix Soares. “Da dança aos esportes com bola, o contato com novas modalidades e a descoberta de que elas possuem competições de âmbito nacional e internacional contribuem para promover o esporte e podem aumentar o número de adeptos.”

Outra das particularidades dos Jogos Mundiais está no fato de que as cidades-sede utilizam os espaços esportivos e a infraestrutura já disponível no local, evitando novas obras. Além disso, há o incentivo a valores esportivos e à diversidade. O corfebol, por exemplo, jogado com bola e contato físico reduzido, é uma modalidade que desde a sua criação é mista, com quatro homens e quatro mulheres em quadra. Já a bocha é disputada tanto por jovens quanto por adultos e idosos, todos representando os seus países em pé de igualdade. Além disso, chama a atenção o fair-play, simbolizado na modalidade esportiva ultimate frisbee. “O jogo, que se baseia no lançamento de um disco, é misto e autogerido, ou seja, além de homens e mulheres jogarem juntos, não há árbitro. Só um esporte que cultive o respeito em um torneio que incentiva a camaradagem e a competição sadia pode tornar isso possível”, ressalta Leonardo.

 

Floorbol
Mistura hóquei com futsal e é jogado com tacos em pisos lisos e com uma bola leve, que garante rapidez ao jogo.

Ultimate Frisbee
Praticado com um disco de 175 gramas, combina a destreza do futebol americano com a marcação do basquete. O objetivo das duas equipes de sete jogadores é chegar com o disco nas zonas de gol localizadas nas extremidades do campo.

Corfebol
Um dos poucos esportes com bola mistos que existem na atualidade, possui contato físico controlado e se assemelha ao basquete, em relação ao objetivo de lançar a bola dentro de um cesto.

Punhobol
Com pontuação e jogabilidade muito próximas das do vôlei, reúne duas equipes compostas por seis jogadores cada uma. Para golpear a bola, a mão do atacante deve estar fechada – daí o nome punhobol.

Monobarbatana
Competição de alta performance e velocidade na qual atletas equipados com nadadeiras estilo monobarbatanas tentam executar o menor tempo possível em nados com e sem submersão.


Cardápio variado

Sesc Verão busca sensibilizar as pessoas para a inclusão do esporte e da atividade física no dia a dia


Nos meses de janeiro e fevereiro, mais de duas mil atividades do Sesc Verão 2017 tomam conta das unidades na capital, litoral e interior. Neste ano, a proposta é aprofundar a reflexão a respeito do esporte, entendido como fenômeno sociocultural e ferramenta de educação não formal. A programação conta com vivências, competições, apresentações esportivas, exposições, encontros, torneios e seminários, com o objetivo de ampliar o conhecimento da cultura esportiva e promover o esporte para todos.
Conheça algumas das atividades programadas:

Esse Ano Tem Jogos
Sesc Santo André
Até 28 de fevereiro
Programação especial apresenta os Jogos Mundiais, em que são disputadas modalidades não olímpicas. O evento internacional terá a próxima edição na Polônia em 2017. O campeão de patinação Marcel Sturmer se apresenta e conversa com o público no dia 15 de janeiro, às 14h30.

Intervenções Esportivas na CPTM
Sesc Pompeia
De 9 de janeiro a 3 de fevereiro
(segunda a sexta), das 9h às 18h
Uma quadra poliesportiva na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, com orientação de diversas atividades esportivas ao longo do dia.

Seu Esporte
Começa Aqui!
Sesc Bom Retiro
7 de janeiro a 28 de fevereiro
Iniciação aos esportes em todas as faixas etárias. Um pontapé inicial para um novo olhar em direção às práticas físico-esportivas.

Cardápio Esportivo
Sesc Santo Amaro
Até 28 de fevereiro
Um cardápio com diferentes atividades esportivas promove uma experiência degustativa de modalidades, permitindo a escolha da preferida do público para ser realizada mais vezes.

Correr, Saltar, Lançar e Arremessar
Sesc Interlagos
Até 28 de fevereiro
O atletismo será apresentado ao público por meio de painéis, minipista, encontro com atletas e aulas abertas de corridas, saltos, arremessos e lançamentos.

O Verão Entra em Campo
Sesc Campo Limpo
7 de janeiro a 28 de fevereiro
Enfatizando que nos esportes existe alguma coisa “em jogo”, o Sesc Campo Limpo convida a todos para jogar, brincar e se divertir.


Veja mais no sescsp.org.br/sescverao

 

::