Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

• Pensar o Futuro

• Gianni Ratto

• Teatro de bonecos

• Carnaval infantil

• Desafios da modernidade

• Música experimental

__________________________________________________

 

Pensar o futuro

Questões da vida contemporânea, como o fim das utopias, a preocupação ambiental e a aceleração do tempo, são tema de Encontro Internacional


Foto Divulgação

Como vivermos juntos no século 21? Para onde a aceleração da vida atual nos leva? Depois das vanguardas, ainda restam utopias? Como pensar as questões ambientais integradas à contemporaneidade? Essas e outras questões fazem parte do Encontro Internacional Pensar o Futuro, as Histórias que Tecemos e as Histórias que Queremos, que ocorre nos dias 15 e 16 de fevereiro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. 

Com palestrantes e participantes do Brasil, Alemanha e Itália, a programação pretende debater temas que se destacam no atual panorama mundial de incertezas. “O encontro traz a perspectiva de reunir pensadores, pesquisadores e profissionais que se debruçam sobre o momento contemporâneo. Trata-se de refletir sobre questões contundentes que surgem da realidade presente e se afastam de uma noção de futuro seguro em forma de perspectivas claras sobre o porvir”, afirma a assistente técnica do Centro de Pesquisa e Formação Ieda Resende.

Com convidados como Christian Dunker, Norval Baitello Júnior, Ricardo Nascimento Fabbrini, Paulo Sérgio Duarte, Rossana Rocha Reis, Bela Feldman-Bianco, José Roberto Kassai e Nurit Rachel Bensusan (do Brasil), Hartmut Rosa (Alemanha) e Giacomo D’Alisa (Itália), o encontro tem a intenção de propiciar um espaço para dúvidas e para reflexões sobre os temas apresentados.

Além das palestras, a programação terá mesas de debates e grupos de trabalho com as seguintes temáticas: Cidadania Global e Cosmopolitismo; Arte e Política; Aceleração Social, Estabilização Dinâmica e Dessincronização da sociedade; A Arte Depois das Vanguardas; e Cidades Imigrantes, Cidades Cosmopolitas: Reflexões sobre o Futuro a partir da Ótica das Migrações.

As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Pesquisa e Formação (centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br).

Saiba mais sobre o encontro no portal SescSP

Voltar para índice

 

Gianni Ratto


Foto: Acervo Instituto Gianni Ratto
 

Figura fundamental para o moderno teatro brasileiro, o cenógrafo, figurinista e diretor teatral italiano Gianni Ratto é homenageado por seu centenário de nascimento na exposição Gianni Ratto – 100 Anos, de 7 de fevereiro a 29 de abril, no Sesc Consolação. Estruturada em módulos, a mostra apresenta projeções e videoinstalações, croquis originais, imagens impressas, fotografias, maquetes e outros documentos, como programas e cartazes de espetáculos pertencentes a acervos no Brasil e na Itália.

Confira a programação da exposição no portal Sesc SP

Voltar para índice

Teatro de Bonecos


Foto: Vitoria Domingo

Em janeiro e fevereiro o Sesc Campo Limpo realiza a programação Articulações e Transgressões, que reverencia o Teatro de Bonecos em suas diferentes formas de representação, abordando as mais recentes pesquisas das características de interação dos objetos com os manipuladores. Em fevereiro, a programação traz o espetáculo Cadê Meu Nariz, da Cia. O Que De Que (4 e 5/2), As Aventuras de Gulliver, da Cia. Articularte (11 e 12/2) e Circus - A Nova Tournée (foto), da Cia. Circo de Bonecos (18 e 19/2).

Confira a programação no portal SescSP

Voltar para índice

 

 

Carnaval Infantil


Foto: Divulgação

Com a proposta de voltar às origens das brincadeiras carnavalescas, de 25 a 28 de fevereiro, das 11h30 às 12h30, o Sesc Santo Amaro recebe o Bloco do Filhote, com participação da Cia. Viagens Musicais. A atividade, que é recomendada para crianças de 0 a 3 anos, traz um repertório selecionado na temática dos bichos da mata ou do mar, a partir de canções tradicionais infantis. O show conta com momentos de interação em roda junto ao público e também convida os foliões adultos a se divertirem com seus filhotes, encerrando com um cortejo de carnaval.

Confira mais informações no portal Sesc SP

Voltar para índice

 

Desafios da Modernidade


Foto: Divulgação

Lançamento das Edições Sesc São Paulo, o livro Sociofobia: Mudança Política na Era da Utopia Digital é a primeira obra do filósofo e sociólogo espanhol César Rendueles lançada no Brasil. No livro, o professor do Departamento de Teoria Sociológica da Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madri reflete sobre as atuais formas da sociabilidade humana, baseadas em conexões reais e virtuais entre os indivíduos. O livro tem prefácio assinado pelo filósofo e professor universitário Oswaldo Giacoia Junior.

Confira na livraria no portal Sesc SP

Voltar para índice

 

Música Experimental


Foto: Divulgação

Idealizado pelo maestro e compositor Gilberto Mendes, que morreu em janeiro de 2016, o CD Festival Música Nova, do Selo Sesc, é o primeiro e único registro oficial do mais importante evento da música experimental da América Latina. O festival é realizado desde 1962 sob a concepção de Mendes, pioneiro da música concreta brasileira e do Manifesto Música Nova. O CD duplo traz repertório com peças apresentadas pelo ensemble Música Nova na edição de 2014 do Festival, em Ribeirão Preto, gravadas posteriormente sob a regência do maestro norte-americano Jack Fortner.

Confira a matéria na EOnline

Voltar para índice

 

__________________________________________________
 


Foto: Adilson Félix

Para marcar o encerramento do Sesc Verão, no dia 18 de fevereiro o Sesc Santos realiza uma prova de revezamento na praia (em frente à rua Anália Franco), na qual os participantes nadam, correm e praticam jogos de lógica em equipes formadas por até quatro componentes. Informações e inscrições na unidade, até dia 15 de fevereiro.
 

__________________________________________________

 

“Eu não queria necessariamente sobreviver de música, mas que ela sobrevivesse em mim”

Lô Borges, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. O cantor se apresentou no Sesc Vila Mariana nos dias 13 e 14 de janeiro.

 

“Existem profissionais que são como contadores de histórias. Eles são os responsáveis por provocar em nós o desejo de buscar o conhecimento”

Georgette Fadel, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. A atriz interpretou a filósofa francesa Simone Weil na peça Afinação I, em janeiro no Sesc Ipiranga.  


::