Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Micronarrativas, vocação para besouro

Figura frequente no topo das top criaturas mais fortes do mundo, os besouros conseguem carregar cargas centenas de vezes maiores que o próprio peso.
As micronarrativas também. Poucas palavras carregam significados muito além do que uma combinação de letras. Pequenos trechos escritos podem trazer ideias gigantes, grandes demais para pertencer e morar num pensamento só. Será capaz de levantar quantos livros uma micronarrativa?

Essa forma de escrita ganha adeptos a cada final de linhazinha pairada no ar, quase como uma deixa para a reflexão debruçar sua réplica.  O flerte torna-se mais interessante à medida que as micronarrativas não trocam whatsapp com fórmulas definidas.
Micro não pelo tamanho físico, mas os autores às vezes se valem disso, publicando suas obras até em caixas de palitos de fósforos. Os prolixos se coçariam.

No Sesc Piracicaba, a oficina Poucas Palavras Portáteis - Escrita Criativa de Micronarrativas com o escritor, ator e diretor teatral, Daniel Viana,  trouxe em 4 encontros um baile de papéis, canetas e ideias.

Com exercícios de construção, percepção, ressignificação e escrita, o encontro resultou numa coleção de micronarrativas que você pode ler abaixo: