Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A carreira de Supla em 6 vídeos

Show do Supla acontece no dia 3 de março, no Sesc Santo Amaro<br>Foto: Mateus Mondini
Show do Supla acontece no dia 3 de março, no Sesc Santo Amaro
Foto: Mateus Mondini

3 de março, 21h, Sesc Santo Amaro. Anote na agenda pois esse é o dia de curtir muito rock com Supla. E para o esquenta antes do show, selecionamos seis vídeos para contar a carreira musical do artista.

Charada Brasileiro

Compositor, ator, apresentador, músico e cantor, Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy também é conhecido como Charada Brasileiro, apelido que surgiu com sua própria composição. A canção é a primeira do álbum homônimo (terceiro projeto de sua carreira solo), de 2001.

Já participou da Casa dos Artistas, em 2001; montou uma dupla com seu irmão, João Suplicy, e fez quatro álbuns com ele; e até teve seu próprio reality show, Papito in Love, que teve duas temporadas, para eleger uma esposa. Ele nunca se casou.

Um ídolo? Seu pai.

Japa Girl

É inegável que as mulheres são a principal fonte de inspiração para suas composições. Afinal "ele ama todas elas". Curiosidade: a musa da canção (a garota de cabelo verde) está no clipe.

Garota de Berlim

Foi em 1985, com a banda Tokyo, que sua carreira começou a despontar no pop rock brasileiro. Ele também participou das bandas Metropolis e Psycho 69. Anos depois, no meio de sua carreira solo, ele fez dupla com seu irmão caçula João Suplicy, no projeto Brothers of Brazil.

Arrasa bi

E quem diria que até sobre o universo gay ele já cantou? A música faz parte do álbum Vicious, de 2006.

Diga o que você pensa

O "charada brasileiro" chega ao seu décimo quarto álbum intitulado Diga o que você pensa, depois de 30 anos na estrada. Essa experiência é percebida neste trabalho que carrega uma sonoridade moderna com canções de sua autoria, apenas dividindo a parceria nas letras com os amigos Tatiana Prudencio Torrez, Fabio Bopp e a norte-americana Victoria Petrusky. Supla e seu produtor Kuaker tocaram todos os instrumentos - exceto na música Amigo que tem a participação do guitarrista Eduardo Ardanuy.

Anarquia Lifestyle

]

Falar sobre política nas músicas não é um problema para Supla. Ainda mais se for para usar de sarcasmo, como na canção do novo álbum Trump, Trump, Trump (criação antes do novo presidente americano ser eleito). Fez inclusive um single para sua mãe, em uma campanha eleitoral, e não tem receio de falar sobre política em suas entrevistas.

Em 2016, a versão em inglês de Anarquia Lifestyle entrou na trilha sonora do documentário sobre os últimos dias de vida de Sid Vicious (integrante da banda punk Sex Pistols) e sua namorada Nancy Spungen.

No dia 3 de março, Supla e sua banda, formada por Edgar (bateria), Bruno (guitarra), Baboo (baixo) e Camila Lordy (teclados), tocam o álbum na íntegra e também grandes sucessos do cantor como Charada Brasileiro, Japa Girl, Humanos, Garota de Berlim, entre outros.

Como chegar ao Sesc Santo Amaro