Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ambrótipos ou fotografia em vidro


Hoje em dia é tão fácil ver o resultado de um registro fotográfico, não? Você pega seu celular, abre o aplicativo da câmera, aperta o botão e lá está a imagem na tela. Antigamente, antes mesmo da revelação em papel, esse processo era feito em placa de vidro úmida de colódio, conhecido como ambrótipo

Neste vídeo, o fotógrafo Roger Sassaki apresenta o passo-a-passo dessa forma de revelação fotográfica. Durante o FestA! - Festival de Aprender, nos dias 11 e 12 de março, no período da tarde, Roger conduz a atividade Ambrótipo Bike, no Sesc Santos, com um laboratório móvel montado em uma bicicleta, demonstrando este processo de revelação fotográfica. 

 

Ambrótipo bike é uma das mais 400 oficinas
oferecidas pelo Festival de Aprender - FestA!

O FestA é um convite a descobrir, em um final de semana festivo, esta pulsante busca pelo aprendizado criativo – em atividades que também refletem a programação de cursos e oficinas regulares oferecidos pelo Sesc. Um momento em que novos jeitos de ver e conhecer o mundo podem vir à tona, fazendo arte e criando cultura.

A primeira edição do FestA acontece nos dias 10, 11 e 12 de março em todas as unidades da rede no estado. Será um fim de semana intensivo de cursos, oficinas, palestras e experimentações em desenho, fotografia, costura, bordado, cerâmica, impressão 3D, robótica e artes digitais com diversos artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação. 

Nos dias que antecedem o FestA, você também poderá entrar no ateliê de alguns dos artistas que fazem o FestA, por meio de reportagens que revelam um pouco mais sobre seus fazeres, processos criativos e desejos de aprendizado.

Acompanhe a cobertura completa aqui no Portal (sescsp.org.br/FestA) e no Instagram das unidades do SescSP. E compartilhe sua experiência com a hashtag #festanosesc.

Fique atento, as atividades são gratuitas e algumas dependem de inscrições prévias e têm vagas limitadas.

 

FestA! - Festival de Aprender
10, 11 e 12 de março, nas unidades do Sesc
Consulte a programação completa.