Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Planetários de São Paulo


Planetário do Carmo e do Ibirapuera | Fotos: Arquivo SVMA

 

Em São Paulo, com a iluminação urbana, o céu nublado e a poluição atmosférica, nem sempre as estrelas são visíveis à noite. Porém, é possível observar constelações, nebulosas e galáxias nos dois planetários da cidade: o Planetário do Parque Ibirapuera e o do Parque do Carmo. Nos locais, há salas que possuem cúpula no teto, onde são projetadas constelações, planetas e fenômenos astronômicos.


Planetário Professor Aristóteles Orsini – Parque Ibirapuera

Inaugurado em janeiro de 1957, foi o primeiro planetário do Brasil. Na cúpula de 9 metros de altura e 18 metros de diâmetro, é possível ver estrelas representadas com alto nível de fidelidade em brilho e cor, projetadas através de 9.000 fibras ópticas e 42 conjuntos de lentes.

Há sessões gratuitas aos sábados, domingos e feriados às 10h, 12h, 15h e 17h com retirada de senhas uma hora antes do início da sessão. A faixa etária mínima para entrada é de 5 anos.
 

Planetário do Carmo

Com uma cúpula de 10 metros de altura e 20 metros de diâmetro, o planetário projeta as estrelas também com alto nível de fidelidade por meio de 9.000 fibras ópticas e 109 conjuntos de lentes. Inaugurado em 2005, o planetário possibilita também simular uma viagem espacial pelo Sistema Solar e observar eclipses, fases da lua e outros fenômenos cósmicos. É possível observar o céu de qualquer latitude/longitude do planeta Terra ou ainda saltar 3 mil anos para a frente ou para trás no tempo para observar o céu no período. Além disso, o planetário possui um espaço externo com dois telescópios para observação monitorada do céu e atividades ligadas à Astronomia.

Há sessões gratuitas aos sábados, domingos e feriados, às 10h, 12h, 15h e 17h, com distribuição de senhas uma hora antes. A faixa etária mínima para entrada é de 5 anos.
 

Serviço

Planetário do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10
Ibirapuera, São Paulo
Mais informações pelo telefone (11) 5575 5206.


Planetário do Carmo
R. John Speers, 137 – Itaquera, São Paulo-SP
Mais informações pelo telefone (11) 2522 4669

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo.