Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cá entre nós – encontro entre unidades, uma experiência de protagonismo da pessoa idosa no Sesc São Paulo

Foto: Adauto Perin
Foto: Adauto Perin

(1) Sandra Regina Feltran
(2) Ricardo Silvestre

Protagonista é aquele que desempenha o papel principal, que assume o comando da cena. Trazendo a terminologia para a realidade cotidiana, protagonista é o sujeito que, de maneira ativa, imprime singularidade na construção de sua trajetória, contribuindo com as relações entre os indivíduos e com o meio em que vivem. Ser protagonista é também criar novos caminhos e possibilidades em conjunto com o outro, levando em consideração que cada indivíduo possui características próprias que poderão ser otimizadas quando trabalhadas junto à coletividade. O “Cá Entre Nós” é um projeto em que idosos que frequentam as Unidades Operacionais do Sesc São Paulo participam ativamente da criação, planejamento, elaboração e construção de um evento. Em cada uma das edições, a Unidade anfitriã recebe os participantes de outras três unidades e apresenta atividades de variadas áreas e linguagens, contribuindo para a troca mútua de saberes e experiências, ampliação de repertório e interação entre os idosos. 

METODOLOGIA 

Tendo como pressuposto a educação como dispositivo de transformação social, o Sesc São Paulo tem oferecido aos velhos espaço de aprendizado e sociabilização, a experimentação de linguagens artísticas, de trabalho corporal e ações em diferentes campos da cultura. A proposta “Cá entre nós – encontro entre unidades” teve início no segundo semestre de 2015 como metodologia para propiciar ao público idoso, que participa das ações do Sesc São Paulo no Programa Trabalho Social com Idosos (TSI), o exercício do protagonismo por meio da criação, organização e produção de evento sociocultural. O Trabalho Social com Idosos é um Programa de educação não formal, está fundamentado, atualmente, em diretrizes: basear a ação em diagnóstico; promover a cultura do envelhecimento por meio da valorização da pessoa idosa; praticar a autonomia e a alteridade; enfatizar ações humanizadas e humanizadoras; trabalhar a transversalidade; e nos objetivos: propor ações sobre projetos de vida; sociabilizar; refletir sobre envelhecimento e longevidade; construir conhecimentos; desconstruir estereótipos e preconceitos; promover a saúde; incentivar o protagonismo; incentivar relações intergeracionais. Cada ação do programa é norteada por uma diretriz e um objetivo principal. No caso do projeto “Cá Entre Nós”, todas as edições realizadas até agora foram embasadas pela prática da autonomia e da alteridade (diretriz) e pelo incentivo ao protagonismo (objetivo).

Para viabilizar o projeto “Cá entre Nós", as unidades operacionais foram organizadas e divididas em grupos, tendo como princípio para facilitação de logística, sua localização geográfica. A cada edição do projeto, uma Unidade de um grupo será a anfitriã do Encontro, de modo que voltará a sediá-lo novamente depois de três semestres. Assim, o Regional São Paulo tem realizado oito encontros em cada semestre. Para dar início ao processo, a Unidade anfitriã, por meio do técnico que é referência do TSI, faz um convite aos idosos que frequentam as atividades do programa na Unidade, para participarem do projeto. Na primeira reunião com o
grupo de interessados, o técnico informa as características e objetivos da proposta, oferecendo liberdade plena de criação.

O técnico, que assume a função de mediador durante todo o processo, deverá incentivar a proposição de atividades em diversos formatos e linguagens. Importa enfatizar que as atividades devem contribuir para a troca de saberes e experiências, reflexões e aprendizado. Na ocasião, destaca-se, também, que os idosos assumirão papel que normalmente é de um técnico – o de programar atividades para um público específico – esperando que, a partir de então, o grupo tenha uma mudança de perspectiva sobre o trabalho desenvolvido. Tendo como finalidade incentivar o protagonismo, os profissionais atuarão como facilitadores, evitando ditar ou definir atividades e/ou temas, delegando ao grupo, assim, responsabilidade e autonomia. A mediação é um instrumento importante que, certamente, contribui para que o objetivo do encontro seja alcançado. Os Encontros poderão ter a duração de um dia inteiro ou meio período, conforme definição do grupo proponente, em consonância com a Unidade anfitriã e, também, em função de sua capacidade de atendimento e infraestrutura.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os 16 encontros realizados até agora foram exitosos em muitos aspectos: a participação efetiva dos idosos durante todo o processo, o envolvimento das várias equipes das Unidades, e não somente a de programação, a comunicação entre todos os envolvidos. Todas as programações incluíram atividades dos três eixos classificatórios adotados para o TSI, a saber: Arte e Expressão; Corpo e Movimento; Sociedade e Cidadania. Em média, as comissões organizadoras foram formadas por 10 pessoas, predominantemente mulheres, o que já era esperado, pois o número de mulheres supera o de homens nas atividadesde caráter sociocultural. O projeto contou com a participação de mais de 2.300 idosos até a sua última edição, no ano de 2016. 

CONCLUSÕES 

Neste um ano de realização do projeto, pode-se concluir que o objetivo de incentivar o protagonismo dos idosos, principalmente aqueles que fizeram parte da comissão organizadora, foi atingido. Muitos idosos que somente participaram das atividades no dia do Encontro ficaram motivados a se inserirem na comissão na próxima oportunidade. O Sesc São Paulo quer dar continuidade ao projeto por tempo indefinido e recomenda que as Unidades fomentem o protagonismo da pessoa idosa não somente na elaboração e execução desse Encontro mas, também, no desenvolvimento da programação regular das atividades voltadas aos idosos. Entende-se a importância que a participação ativa extrapole os muros da instituição já que o intuito maior é valorizar socialmente o idoso no exercício pleno de sua cidadania.

 

(1) Graduada em Publicidade pela Universidade Metodista de São Paulo. Assistente Técnica da GEPROS – Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo. email: sandrafeltran@sescsp.org.br

(2) Mestre em Gerontologia Social pela PUCSP. Assistente Técnico da GEPROS –Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo. email: rsilvestre@sescsp.org.br