Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesmaria, por Gabriela Lamas

O que me levou a fazer o Sesmaria foi a ideia de contar algo naquele cenário do interior da minha cidade, com os nossos costumes, com nosso dialeto típico, o Pomerano.

Documentar mesmo, na forma da ficção, aquele lugar incrível que é o interior de São Lourenço do Sul, mais especificamente o distrito Sesmaria.

A história contada no filme Sesmaria é, infelizmente, uma história muito ouvida em várias cidades do Rio Grande do Sul, onde a atividade econômica mais forte é a agricultura. O índice de depressão e suicídio é muito alto entre agricultores - no caso do filme, fumicultores - integrando as estatísticas que fazem o Rio Grande do Sul ser o estado com maior taxa de suicídio do Brasil.

Existem pesquisas que ligam o uso de determinado agrotóxico, usado na plantação de fumo, ao aumento das chances de depressão dos agricultores, e a falta de informação faz eles não saberem verdadeiramente o que é a depressão e, assim, não tratarem corretamente.

Quando tivemos contato com esses dados, durante a pesquisa inicial para a realização do filme, decidimos manter a história a ser contada, como forma de trazer maior atenção para esse problema e gerar diálogo sobre isso. Além disso, outros fatores nos levaram a fazer o filme: mostrar a relação dos agricultores idosos com os filhos, que muitas vezes vão pra cidade e deixam de falar o dialeto e os visitam poucas vezes; mostrar a calma daquele lugar, a relação deles com os animais, os lugares e pessoas lindas que vivem ali.

O título vem, justamente, da ideia que foi gravar neste lugar que é Sesmaria, um distrito do município de São Lourenço do Sul.

É lá que vivem os atores principais, meus avós Lorena e Edegar Richter, que interpretam os personagens Wilhelm e Hilda. Os dois nunca haviam tido contato com gravações e cinema e toparam entrar junto nessa aventura que foi gravar Sesmaria. Se deixaram levar pela "brincadeira", como definiu a própria Lorena, e aprenderam muito com a gente, mas não mais a gente aprendeu com eles.

O cenário é a casa deles, que eles abriram pra nós com maior carinho e instalaram uma equipe de 15 pessoas durante 7 dias. Além da casa deles, a venda da Bethy Braun aparece numa das cenas que eu mais gosto, e a atriz, dona da venda, é a própria Bethy que também nos recebeu com muito carinho.

Ganhar o prêmio SescTV foi muito legal para mim e para a equipe, como forma de reconhecimento em um festival de porte do Kinoforum. É muito importante pra nós! Além disso, pela possibilidade de passar Sesmaria na TV pela primeira vez e atingir um público ainda maior e diferente do que o que o curta já atingiu.


 

_
Gabriela Richter Lamas é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPEL, de Pelotas, e trabalha com direção de arte e produção de objetos para cinema e publicidade. Iniciou sua carreira no cinema com a direção de arte do curta Nua Por Dentro do Couro, do Lucas Sá e Sesmaria é sua primeira experiência na direção; seu segundo curta está em produção.

Prêmio Aquisição SescTV para Novos Talentos no 27º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo 2016.

Sesmaria

Direção: Gabriela Ritcher Lamas
Duração: 23’
Ano: 2016

Estreia: 20/4, quinta, a partir das 21h
Reapresentações: 22/4, sábado, a partir das 20h; 23/4, domingo, a partir das 6h30; 24/4, segunda, a partir das 22h; e 26/4, quarta, a partir das 6h30.
Classificação indicativa: 14 anos