Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Música e Inspiração - Nublu Jazz Festival 2017

Sobre a técnica musical eu nada sei.

Nunca entendi as notas e a formação dos acordes. Tudo sempre pareceu uma construção arbitrária. 

Dado certo momento, achei que poderia aprender a música, desvendar a matriz da partitura. Ledo engano. Encontrei ali a razão matemática e, naturalmente, dela me afastei por convicção quase religiosa.

Não podendo adentrar o terreno daqueles que fazem música, fiz questão de nutrir o ouvido com uma dieta rica e volumosa. Ouvindo tudo, buscando significação semântica em qualquer rebuscamento estrutural, arriscando analogias entre o tradicional, o pop e o erudito. Nestas audições, algo além da matemática musical surgiu com o jazz. Algo que não se explica através da partitura. Uma tensão emocional impressa na execução (improvisada ou não) das músicas ao vivo. Uma intensidade que não permite que a mesma nota seja tocada duas vezes da mesma maneira. Algo conduzido do lado esquerdo para o lado direito do cérebro. 


Tentei aproveitar a ocasião do Nublu Jazz Festival no Sesc São José dos Campos, que aconteceu no mês de abril de 2017, para tentar captar esse sentimento e ouvir o que os músicos têm a dizer sobre ele. O registro segue no vídeo abaixo.

*Por Wagner Linares