Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O repertório da cultura da infância

No mês de maio, o Sesc São Paulo realizou a Semana Mundial do Brincar, que este ano teve o tema O Brincar que Encanta o Tempo. O objetivo do evento foi estimular a aproximação de adultos e crianças, numa convivência lúdica e em atividades interativas.

O Brincar que Encanta o Tempo

O ‘tempo de brincar’ é o tempo da convivência e da descoberta. Um toque, o contato ou mesmo o abraço, são simples e geralmente vêm acompanhados cheios de carinho. Quanto mais se vive, mais se percebe que o colo e o balanço são demonstrações de vínculo e proximidade. As brincadeiras se relacionam com o tempo da infância, que tem a duração do envolvimento dedicado pela criança ao ato de brincar.

E foi assim que o Sesc Bom Retiro recebeu Lucilene Silva. Educadora há mais de 20 anos, ela trabalha com crianças e tem seus mestrado e doutorado na área de música tradicional da infância. Além de tudo isso, ela também é cantora.

Dentro do seu caminho, sua inquietude se iniciou quando ela teve que pensar no que cantar, de como começar a escolher o repertório. Assim, ela reencontrou sua infância e encontrou a infância da mãe. Isso a colocou em contato com seu íntimo e a colocou em conhecimento com um vasto repertório, que ela disse trazer o essencial e o belo da cultura da infância.

Viajou pelo Brasil e encontrou muito mais do que foi buscar. Ficou encantada quando se viu com um conteúdo específico dos pequenininhos, trazendo a gestualidade do toque, do carinho.

Bom Retiro (Semana Mundial do Brincar 2017)

Roda, mão, corda...Nomes dados pelas crianças para as mais variadas brincadeiras.

“A criança quando brinca, ela está inteira, se desenvolve de muitas formas, faz descobertas sobre si mesmo e sobre o outro. Ela aprende a conviver.”

Lucilene também ressalta que a cultura popular traz esse brincar do adulto: “O que a gente faz nas tradições é repetir a alegria, a vivacidade, a música, o movimento que a gente teve na infância.”

Uma questão muito importante levantada pela educadora é que devemos lembrar da relação dos pais entre si, do compartilhamento das brincadeiras tanto com os filhos, quanto com os outros pais. Eles estão revendo a infância que tiveram.
O repertório da cultura da infância é da tradição, repete gestos de muitas gerações. Mas ao mesmo tempo é contemporâneo pois traz a realidade de hoje, o vocabulário de hoje. Ele tem simplicidade. Nosso repertório traz o essencial e o belo da cultura da infância.

Entrevistamos a Lucilene e foi inspirador. Confere aqui ;)