Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Lembre-se sempre: um passo de cada vez!

De 23 a 30 de junho de 2017, o Sesc São Paulo promove a Semana de Prevenção de Quedas por meio do Trabalho Social com Idosos, programa desenvolvido em suas unidades para o público com 60 anos ou mais e interessados na temática.

Neste ano, as ações se baseiam no lema Um passo de cada vez – não caia em armadilhas, dando ênfase ao cuidado com a atenção na execução de qualquer tarefa, principalmente ao caminhar.

Em tempos de vida tão atribulada, repleta de afazeres, uma das angústias mais comuns que nos aflige é a aparente falta de controle sobre a velocidade dos acontecimentos. Enquanto novas tecnologias surgem para nos poupar tempo, nós usamos esse tempo para fazer cada vez mais coisas, e assim nossas vidas ficam mais aceleradas e agitadas do que nunca.

Nossa atenção se dispersa, pois as informações e as demandas chegam em grande número e de várias maneiras. E esse é um motivo sério, que leva muita gente a cair.

Em pessoas idosas, a situação se complica porque, conforme envelhecemos, o desempenho físico e as capacidades cognitivas vão declinando. A deficiência nos atributos de percepção e de atenção, principalmente, resultam na diminuição do tempo de reação e proteção nos eventos de queda.

A realização de duas ou mais tarefas, simultaneamente, é comum no cotidiano e representa uma capacidade vantajosa, porém, é desejável que os idosos tenham mais cautela e prudência em situações desafiadoras, como andar em lugares mais movimentados usando o telefone celular, ou em pisos escorregadios ou desnivelados, ou ainda com bruscas mudanças de direção ao caminhar e carregar objetos.

Convidamos você a participar das atividades especialmente elaboradas pelas Unidades em todo o Estado para conhecer as armadilhas do dia-a-dia e repensar seus hábitos e comportamentos. Lembre-se sempre: um passo de cada vez!

Veja abaixo toda a programação e algumas dicas para a prevenção de quedas: