Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carolina Borges Ferreira

Resumo
Desde que passou a ser mediatizada tecnicamente, a música de concerto serviu de modelo para avaliar as conquistas da alta fidelidade acústica, tanto nas transmissões radiofônicas quanto na audição doméstica em aparelhos reprodutores. Após vários processos de mediação tecnológica pela escuta de discos e similares (LP, DVD, blu-ray etc.), o consumo de música de concerto estendeu-se aos meios virtuais: as transmissões em streaming oferecem ao público a música de concerto de uma maneira inédita, uma vez que não têm como ponto de referência o objeto material.
O consumo da música de concerto nos mais variados formatos tecnológicos, até os dias de hoje, é o que será abordado neste breve artigo.

Palavras-chave: streaming, música clássica, spotify, recepção, públicos da cultura

Abstract
Ever since becoming technically mediated, concert music served as a model to assess the achievements of high acoustic fidelity, both in radiobroadcasts, as in domestic hearing in re- producers. After various processes of technological mediation, through listening to records and similar (LP, DVD, Blu-ray etc.), consumption of concert music is extended to virtual environments: streaming transmissions provide to the public concert music in a way unprecedented, since it does not have as a reference point the material object. The consumption of concert music in various
technological formats, until the present day, is what will be covered in this brief article.

Keywords: streaming, spotify, classical music, reception, public culture

Baixe o artigo completo em PDF.