Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

E se gostássemos tanto de ginástica quanto de futebol?

Em julho, o grupo de Ginástica Dinamarquesa DGI Holstebro – Lemvig realiza itinerância por diversas unidades do Sesc: Santo Amaro (07/07), Pinheiros (08/07), Ipiranga (09/07), Bom Retiro (11/07), Jundiaí (12/07), Campinas (13/07) e Santos (16/07).


Na antiga cultura física helênica, o grande motivador da prática esportiva era o gasto de energia exigido por cada modalidade. Ou seja, o foco era o exercício em si, e não a competição. Não importava quem atirasse mais longe ou chegasse mais rápido, já que os praticantes estavam mais interessados em melhorar seu desempenho e testar os limites do próprio corpo. 

Muito tempo depois, inspirado por essa conduta dos gregos antigos, Niels Bukh, um dos pensadores da estética e a postura masculinas da ginástica, observava a postura dos trabalhadores das áreas agrícolas e algo o incomodou: essa postura lhe parecia inadequada. Assim, no começo do século XVIII, ele deu inicio a um sistema baseado no conhecimento do estado físico das massas trabalhadoras e em suas possibilidades de desenvolvimento.

Bukh objetivava a formação de um corpo formoso como templo de um espírito sadio, unindo equilíbrio, agilidade, força, flexibilidade e destreza. Desde modo, Bukh sistematizou a ginástica dinamarquesa e hoje ela é praticada por pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos. Atualmente, a ginástica é um estilo de vida para um grande número de dinamarqueses, sejam participantes ou espectadores.

Em concordância com esses preceitos, o Sesc em São Paulo desenvolveu o Programa Sesc de Esportes, que pensa a educação por meio do esporte e para o esporte. Nas atividades do Sesc, o mais importante é que haja o equilíbrio na prática esportiva e que ela seja praticada por todos.

Para ilustrar e disseminar todos esses conceitos, no mês de Julho, o Sesc promove a itinerância do grupo de Ginástica Dinamarquesa DGI Holstebro – Lemvig, com apresentações e vivências. Na capital, estarão em Santo Amaro (07/07), Pinheiros (08/07), Ipiranga (09/07) e Bom Retiro (11/07). No interior e litoral, passam por Jundiaí (12/07), Campinas (13/07) e Santos (16/07).
 

Itinerância DGI Holstebro – Lemvig Foto: Mi Brogaard


"Tão popular quanto o Futebol"

Para aquecer, entrevistamos o José Carvalho da Cunha Filho, que está à frente da organização da vinda do grupo ao Brasil. Administrador de empresas, morou na Dinamarca por 13 anos e é praticante – e entusiasta – da ginástica dinamarquesa.

“A ginástica geral na Dinamarca é tão popular quanto o futebol. O governo entende que a ginástica é algo que agrega e congrega os cidadãos. Lá é oferecida uma estrutura muito bem montada, em cada cidade, para que as pessoas possam ir ao ginásio e praticar a ginástica geral. E é por meio dessa ginástica geral, as pessoas interagem e confraternizam. E incrível ver como essa prática se tornou uma cultura, que é passada de geração em geração e já faz parte da tradição do país. São netos, filhos e avós vivenciando essa modalidade.”

Ele ainda explicou que os grupos respeitam as diversas faixas etárias e, ao longo do ano, existem vários pequenos festivais. Nesses eventos, os grupos apresentam suas coreografias e a ginástica que estão praticando. Após o período desses pequenos eventos, existe um grande festival, que traz os grupos de toda Dinamarca.

“Esse grande festival começa na sexta e vai até domingo. É maravilhoso! Todos os grupos têm mais ou menos uma hora para apresentar suas coreografias, mas o que conta mesmo é a integração, ao final de cada dia. Todos saem no fim de cada dia para festas, praças...”

Ele finaliza dizendo que é parte da formação desses ginastas viajar para apresentar a ginástica em vários lugares do mundo. “Muitos dos grupos, ao final da temporada dos festivais, viajam para algum lugar, seja na própria Dinamarca, seja na Europa. Também existem viagens intercontinentais, como é o caso do grupo que vem ao Brasil.”

Gostou? Confira aqui a programação, com as datas e horários e dê uma olhada na nossa galeria de fotos:


Itinerância DGI Holstebro – Lemvig - Ginástica Dinamarquesa