Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Buskaid Ensemble: da periferia sul-africana para o mundo

A Buskaid Soweto String Ensemble chega ao Brasil pela primeira vez para apresentações no Sesc Bom Retiro (06/07) e no Sesc Campo Limpo (07/07)

A comunidade de Soweto, distrito de Joanesburgo, traz em sua trajetória traços emblemáticos da história recente da África do Sul, desde a segregação até a resistência e a renovação. Ali, 500 jovens negros foram mortos pela polícia por manifestarem-se contra o governo em pleno regime do apartheid, em 1976. Nessa mesma comunidade, está localizada Vilakazi, a única rua do mundo onde moraram dois ganhadores do prêmio Nobel da Paz: Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu, nomes reconhecidos por atuarem contra a segregação racial.

É nesse lugar marcado pela dor, mas também pela esperança, que surge a Buskaid Academy of String Teaching and Performance (Academia Buskaid de Ensino de Cordas e Interpretação). Idealizado e comandado pela britânica Rosemary Nalden, o projeto há 19 anos leva educação musical a crianças e jovens da comunidade, que até hoje sofre com um situações de pobreza e desigualdade social.

Do início, em uma pequena sala nos fundos de uma igreja, até hoje, o projeto cresceu e ganhou projeção internacional. Atualmente, a escola atende 115 estudantes, de 5 a 34 anos, e conta com onze professores, além de Rosemary.

A partir desse trabalho em educação, o projeto deu origem ao Buskaid Soweto String Ensemble, um conjunto de cordas de alta performance, que já se apresentou junto a grandes nomes da música mundial, como o maestro inglês John Eliot Gardiner. Com mais de 25 turnês internacionais na trajetória, esteve presente em países como o Reino Unido, França, Estados Unidos, Irlanda, Holanda, Síria e Colômbia.

Pela primeira vez no Brasil, o grupo fará duas apresentações no Sesc. Na quinta-feira (06/07), se apresenta no teatro do Sesc Bom Retiro e, na sexta  (07/07), chega ao Sesc Campo Limpo, onde terá o apoio da comunidade local. No repertório, clássicos da música erudita combinam-se com canções populares locais e internacionais.

Confira uma das apresentações do grupo:


O fotógrafo Graham De Lacy fotografou recentemente 30 dos jovens estudantes da Buskaid. Veja as fotos na página do projeto: 

Facebook do Buskaid: facebook.com/Buskaid