Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Gaúchos e Gauchos – Brasil, Argentina e Uruguai

De 8 de julho a 20 de setembro, exposição no Sesc Interlagos retrata a vida, tradição e cultura gaúcha e traz contribuições para fortalecer sua identidade. Rodas de conversa, música, dança e oficinas culinárias acontecem paralelamente. 

Bah, e não é que a cultura gauchesca não diz respeito apenas ao Rio Grande do Sul? Articulada em torno do ciclo do gado (daí a importância do tradicional churrasco!), é compartilhada por vários grupos sociais, abrangendo nossos hermanos da Argentina e do Uruguai. Hoje, são modelos de vida ameaçados de extinção por avanços civilizacionais e tecnológicos que interferem nos costumes tradicionais.

A exposição Gaúchos e Gauchos – Brasil, Argentina e Uruguai retrata os modos de vida desse povo e investiga suas vulnerabilidades. Com fotografias do argentino Christian Delgado, resulta de estudos em campo realizados durante dois anos, pelo curador argentino Guillermo David e a equipe do Sesc São Paulo, sob coordenação de Marina Herrero.


 

"Só de falar com os gaúchos, eles já se sentiram reconhecidos. Falaram com orgulho da sua vida cotidiana, mostraram seus trabalhos em couro, suas roupas, o manejo com o cavalo com um orgulho que poucas vezes vi. O projeto tem que conseguir dar visibilidade à estas pessoas", afirma o curador Guillermo David.

Junto à exposição, uma programação extensa durante todo o mês valoriza diversos aspectos da cultura gauchesca: desde shows com ritmos tradicionais, trovadores, oficinas culinárias, exibição de filmes, apresentações de dança, rodas de conversa e chimarrão, entre outros.

Confira a grade completa de atividades e, abaixo, um pouquinho dos registros que compõem a exposição.
 

Gaúchos e Gauchos

Com produção de Ulysses Fernandes, expografia de Isa Gebara e Colchete Projetos Culturais, a exposição conta com as colaborações da Biblioteca Nacional e Museo de Bellas Artes, da Argentina; do Consulado de Argentina en Rocha, da Sociedad Criolla “Batovi e Bonura”, do folclorista uruguaio Boby Aliano e do Sesc Rio Grande do Sul.

Esta ação é uma iniciativa do Programa Povos e Comunidades Tradicionais, inserido no núcleo de Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, cujo objetivo principal é a valorização, reconhecimento e revitalização de diferentes culturas e suas manifestações.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!