Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cultura no Prato: Você tem fome de quê?

Ao abrir o dicionário na palavra necessidade, um dos primeiros exemplos de como usá-la em sentenças é: “comer é uma necessidade”. Mas os seres humanos não se alimentam apenas para sobreviver. Podemos conferir ao longo da história como é rica e diversa a relação entre o homem e os alimentos: envolve preferências, hábitos, métodos... moldando costumes ao longo dos anos, até a forma como comemos hoje.

Diariamente, estamos unidos na tarefa de alimentação tanto para sobrevivência quanto para o prazer. E isso é um exemplo da relação do homem com seu meio. Aplicamos nossos conhecimentos tecnológicos e artísticos na cozinha, desde simples receitas à elaboração de complexos pratos.

Eleonora Soledade foi a protagonista da edição de junho do Cultura no Prato, no Sesc Bom Retiro, e nos guiou por um passeio artístico gastronômico pela evolução da culinária e os fatos históricos marcantes da humanidade. Chef de cozinha e designer gráfica, trabalha os alimentos como trabalha o design, com cores, aromas, texturas e sabores em composições que precisam ser interessantes para os sentidos, a inteligência e a alma.

Cultura no Prato - Junho 2017 (Bom Retiro)

Eleonora contou que foi na Grécia antiga que houve o pleno desenvolvimento da Gastronomia como ciência e objeto de estudo, partindo das características específicas do hábito da alimentação até a comida como representação da arte na mesa.

Inicia-se, neste período, o papel do cozinheiro que vai em busca de novos sabores, da alquimia dos temperos. Inicia-se também uma maior preocupação em documentar as descobertas culinárias. Surge um vasto número de livros com receitas, dicas, higiene, dieta e toda uma literatura em torno da culinária.

Também há uma evolução das linguagens artísticas, como por exemplo a arquitetura, que tem uma relação muito próxima com a evolução culinária.

Entrevistamos a chef e ela contou como montou o cardápio e a importância do prato como objeto com alma. Delicie-se:


> Baixe aqui todas as receitas preparadas pela chef nesse encontro!

>> Cultura no Prato é um projeto de alimentação e cultura que acontece bimensalmente no Sesc Bom Retiro. Confira como foram as demais edições de 2017 e aprenda as receitas aqui

 

--

 

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!