Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Programação Cultural do Simpósio de Atividades Físicas
Adaptadas

Foto: Ana Paula Marchini
Foto: Ana Paula Marchini

Em 2017, o Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas chega à sua 19ª edição e, além dos cursos, vivências e palestras propostas na Programação Científica, o evento prevê uma Programação Cultural que busca promover o protagonismo de atletas e artistas com deficiência por meio de apresentações e intervenções.

Uma das atividades é o show do músico e cantor Victor Rolfsen, que começou na música por volta dos quatro anos e, devido à sua deficiência visual, trilhou um caminho autodidata e peculiar. Victor acredita que isso também tenha facilitado desenvolver seu ouvido absoluto, um desejo em dez entre dez músicos. Suas habilidades com diversos instrumentos permitiram transitar com facilidade entre a guitarra, baixo, teclado e o vocal. Seu show traz músicas autorais e outras que passam por várias influências como Flávio Venturini, Beto Guedes e Ivan Lins.

Já a Cia. Circodança Suzie Bianchi, criada em São Paulo, que apresenta a intervenção Nômades no Simpósio, tornou-se uma das principais referências no ensino e divulgação do circo e da dança no Brasil. Nas palavras do próprio grupo “Não como artes separadas, mas circodança... é uma única arte que pode ser praticada por todos: crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Cada um seguindo seu ritmo”.

E, por falar em circo, na abertura acontece a apresentação do Duo Mão na Roda. Os artista do Rio de Janeiro, Alan Pagnota e Rafael Ferreira, ambos com habilidades de diversas vertentes artísticas, têm na arte circense a base de suas performances. O objetivo da dupla é perseverar a arte e a consciência social. Rafael é cadeirante e começou sua carreira como B-boy; em 2004, foi convidado para integrar o circo do ator Marcos Frota. Já Alan, sempre esteve envolvido com o mundo das artes, ministrou oficinas de palhaço e maquiagem e integrou a Cia Blue Man Group em Nova York.

Representante do Esporte Paralímpico Brasileiro, o esgrimista Jovane Guissone, medalha de ouro nas Paralimpíadas de Londres 2012, fará uma apresentação da Esgrima em Cadeira de Rodas e falará sobre suas conquistas e perspectivas para sua carreira no esporte.

A programação conta ainda com o espetáculo Heróis à vista, com a Pocilgas & Cia., um musical infantil com manipulação de bonecos, sobre a aventura de Boris, um cãozinho filhote que sonha em ser cão-guia como seu pai, que promete emocionar os adultos e as crianças, deficientes visuais e videntes.

Confira a programação completa aqui.