Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Esporte para Todos: Corrida

Corrida Rústica de Paranapiacaba<br>Foto: Fabio Andrade
Corrida Rústica de Paranapiacaba
Foto: Fabio Andrade

Notadamente a corrida tem apresentado indicadores expressivos de crescimento de sua prática cotidiana e permanente. Uma opção para todos e segunda modalidade de muitos, que pela sua praticidade se adequa aos diversos perfis de praticantes, suas rotinas, interesses e variados níveis de habilidades e possibilidades individuais.

Quando pensamos nos persistentes índices elevados de sedentarismo no Brasil e no mundo, a corrida claramente demonstra seu potencial de atração e inclusão de novos adeptos; um movimento de mais de duas décadas, que chamou a atenção de cidadãos comuns para esta modalidade, que naquele contexto ainda estava fortemente associada ao esporte profissional. Entretanto mostrou-se democrática, acessível e personalizada, de execução vigorosa mas também prazerosa e eficaz. 

Movimento semelhante surge atualmente em modalidades como o triathlon, maratonas e travessias aquáticas, práticas e competições esportivas que, assim como a corrida, evidenciam fortemente a busca pelo "auto-rendimento" a partir do desafio e superação, disciplina e autonomia, estabelecimento de metas e persistência.

Observando o desenvolvimento desta modalidade enquanto atividade social, destacamos  valores como o associativismo e o congraçamento característico deste público. Indivíduos, grupos ou equipes, que se organizam em torno de uma causa paradoxalmente individual-coletiva. Neste mesmo sentido se ressalta o protagonismo do praticante de corrida, que deseja descobrir, reconhecer, se apropriar e ressignificar os espaços e lugares.

Um genuíno encontro com a cidade e com as pessoas acontece em corridas nas ruas e avenidas, esteiras e pistas, parques e praças, praias e montanhas.

O Sesc São Paulo, valorizando a importância do acesso e orientação sobre as diversas práticas corporais, promove o Circuito Sesc de Corridas, com várias provas realizadas ao longo do ano, nas unidades da Capital, Interior e Litoral. O principal objetivo é estimular a prática da corrida e caminhada entre os frequentadores do Sesc e os diversos segmentos da população (empresas, associações, público em geral), como forma de proporcionar saúde e bem-estar.

Com intuito de transcender o evento esportivo, o Sesc São Paulo também apresenta a corrida no Programa Sesc de Esportes em dois cursos permanentes: Iniciação a corrida e Clube da corrida.


Fábio Henrique Miranda dos Anjos
Assistente Técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo

--

Pra animar seus treinos, o Sesc preparou uma playlist no Spotify: