Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

• Curumim 30 anos

• Livros Digitais das Edições Sesc

• Modos de Existir no Sesc Santo Amaro

• Jazz na Fábrica no Sesc Pompeia

• Circuito Palco Giratório

• Jornada do Patrimônio

• Selo Sesc no Prêmio da Música Brasileira

• Exposição Guilherme Vaz no Sesc Pompeia

__________________________________________________

 

 

Somos todos CURUMINS

Shows, oficinas, vivências e muita brincadeira na programação que celebra os 30 anos do programa de educação não formal do Sesc voltado a crianças
 

Foto: Divulgação


Neste mês, o programa Curumim, direcionado a crianças de 7 a 12 anos, comemora três décadas de atividades. Para celebrar, todas as 29 unidades serão palco de uma programação diversificada entre os dias 5 e 20 de agosto. A grande comemoração acontece dia 26, no Sesc Pompeia, unidade em que o Curumim foi lançado, em agosto de 1987. Na ocasião, participantes e instrutores se juntam ao público num dia de oficinas, vivências e brincadeiras.

O Curumim representa o resultado de uma reflexão sobre o papel do Sesc diante de questões sociais, que nos anos 1980 passavam a tomar maior proporção na vida de inúmeras crianças e adolescentes, principalmente nas grandes cidades. Passados 30 anos, o programa já alcançou mais de 500 mil participantes.

“A instituição entende que a educação se dá nas relações e, desta forma, coloca seus equipamentos e, principalmente, seus funcionários nesse encontro de sujeitos que se reconhecem como atores, que se percebem no bonito processo de se educarem uns aos outros e que, juntos, podem construir um mundo diferente”, destaca Maria Augusta Maia de Araújo, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais.

Nesse programa gratuito, o brincar é essencial. Por isso, a cada encontro são realizadas atividades lúdicas, culturais e esportivas, além de passeios em que as crianças descobrem muito sobre diferentes lugares. Os “curumins” são estimulados a interagir, resolver conflitos, superar desafios e desenvolver a imaginação.
 

“A INSTITUIÇÃO ENTENDE QUE A EDUCAÇÃO SE DÁ NAS RELAÇÕES E,
DESSA FORMA, COLOCA SEUS EQUIPAMENTOS E, PRINCIPALMENTE,
SEUS FUNCIONÁRIOS, NESSE ENCONTRO DE SUJEITOS QUE SE
RECONHECEM COMO ATORES, QUE SE PERCEBEM NO BONITO
PROCESSO DE SE EDUCAREM UNS AOS OUTROS E QUE, JUNTOS,
PODEM CONSTRUIR UM MUNDO DIFERENTE.”

Maria Augusta Maia de Araújo, assistente técnica
da Gerência de Estudos e Programas Sociais


Veja a programação no Portal Sesc São Paulo

 

Voltar para índice

 

 

Só no digital

 


Imagens: Divulgação
 

Depois de serem apresentados ao público na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no dia 29 de julho, lançamentos das Edições Sesc São Paulo chegam ao público em versões exclusivas para o digital. Entre as novidades, Tudo sobre Tod@s, do sociólogo Sergio Amadeu da Silveira, fala sobre o crescimento das redes digitais e o estabelecimento de um mercado de coleta e venda de dados pessoais que avança nesses ambientes. Outro lançamento é Um Fantasma Leva Você para Jantar, de Ulisses Capozzoli, primeiro título da coleção Ciência no Cotidiano.


Saiba mais sobre os livros em versão digital das Edições Sesc São Paulo

 

Voltar para índice

 

 

Dança & Novas Mídias


Foto: Cecilia Pederzoli
 

De 17 a 19, o Sesc Santo Amaro recebe o projeto Modos de Existir. Em cena, discussões sobre as várias maneiras de a dança contemporânea habitar o espaço cultural. Destaque para o tema desse sétimo módulo: Dança e Intermidialidades. Na programação, apresentações, encontros e workshops reunirão artistas e pesquisadores que desenvolvem trabalhos em diálogo com outras mídias. Caso do espetáculo Miradas do Caos #2 (foto), do Grupo 3º Corpo (MG), que explora a interação do corpo com imagens ao vivo projetadas por câmeras, projetores, placas e softwares.
 

Conheça a programação do Modos de Existir

 

Voltar para índice

 

 

Facetas do jazz


Foto: Gabriel Quintão
 

Entre os dias 10 e 27, o Sesc Pompeia torna-se palco da 7ª edição do Jazz na Fábrica, levando ao público as múltiplas influências desse gênero musical. Do Brasil, destaque para o inventivo e inovador Hermeto Pascoal, que lança o álbum No Mundo dos Sons (Selo Sesc) numa apresentação ao lado de grandes parceiros, como o maestro Itiberê Zwarg. Entre as atrações estrangeiras estão o guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu, o duo espanhol Chicuelo (guitarra flamenca) e Mezquida (piano), o trompetista texano Roy Hargrove e o pianista e saxofonista Abdullah Ibrahim, pioneiro da cena jazzística sul-africana. No primeiro dia do evento, é o trompetista norte-americano Eddie Allen quem faz as honras da casa.
 

Saiba mais sobre a programação do Jazz na Fábrica

 

Voltar para índice

 

 

Diversidade no tablado


Foto: Ismael Monticelli
 

De 2 a 27 de agosto, 11 unidades do Sesc recebem a 20ª edição do Circuito Palco Giratório. Na programação, espetáculos de teatro de rua, teatro infantil e adulto, além de intervenção artística e dança. Ao todo, participam grupos de 12 estados brasileiros (RJ, MG, MS, SP, RO, RN, BA, PE, CE, RS, PR e SC) e do Distrito Federal. Entre os destaques, Hamlet – Processo de Revelação (DF), dias 15 e 16, no Sesc Sorocaba. O espetáculo dos irmãos e dramaturgos Adriano e Fernando Guimarães põe em cena um único ator no papel do personagem-título e convida a plateia a debatê-lo.
 

Acesse o sescsp.org.br/palcogiratorio

 

Voltar para índice

 

 

Memória em questão


Foto: Vanderson Satiro Fotografia
 

O Turismo Social do Sesc participará da 3ª edição da Jornada do Patrimônio, evento promovido pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, nos dias 19 e 20, com roteiros de memória e atividades reflexivas, nas unidades do Sesc da capital e Grande São Paulo. O objetivo é convidar o público a conhecer e refletir sobre o patrimônio paulistano e as mudanças de uso e significado desses espaços ao longo dos anos.
 

Saiba mais no portal da Prefeitura de São Paulo

 

Voltar para índice

 

 

Prêmio da Música Brasileira


Imagens: Divulgação
 

Dois álbuns do Selo Sesc foram ganhadores do 28º Prêmio da Música Brasileira, com quatro premiações. Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz ganharam, na categoria instrumental, os prêmios de melhor álbum, melhor grupo e melhor arranjador, todos pelo trabalho no disco A saga da travessia. Já o MPB4 ganhou, na categoria MPB, o prêmio de melhor grupo com o álbum O Sonho, A Vida, A Roda Viva!. O prêmio foi realizado dia 19 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Voltar para índice

 

 

Exposição Guilherme Vaz


Foto: Matheus José Maria
 

A exposição Guilherme Vaz – Uma Fração do Infinito, que reúne trabalhos do músico e maestro pioneiro da arte conceitual no Brasil, pode ser conferida até o dia 6, no Sesc Pompeia.


Confira mais informações da exposição

 

Voltar para índice

 


__________________________________________________

 

“Newton [Moreno] traz essa tradição que está se perdendo e a presença do contemporâneo, marcado pela violência e machismo nos centros urbanos. Nessa dramaturgia existem aspectos do popular com a intenção de fundar uma obra erudita.”

Inez Vianaem entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, sobre o espetáculo Imortais, em cartaz no Sesc Consolação, até 30 de julho.

 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram