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Exercício pra quê?

Você já se perguntou pra que fazer exercício, não é?

Neste espaço, curiosidades e dicas sobre esportes e atividades físicas e seus benefícios para a saúde física e mental. 

Todo mundo já se fez essa pergunta pelo menos uma vez na vida. Por isso, listamos aqui algumas razões para a prática frequente da atividade física:

1- Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório

2- Aumenta a saúde óssea e funcional

3- Reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mamas e depressão

4- Reduz o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais

5- É fundamental para o balanço energético e controle de peso

6- Possibilita a interação social e cultural, ampliando suas redes sociais

7- Melhora a percepção de bem estar

8- Aumenta a capacidade de resposta do organismo para combater o estresse e a depressão

9- Possibilita um período para distração dos problemas do cotidiano
 

Mas e se meu esporte favorito é o levantamento de garfo? 

Não se preocupe que já pensamos aqui em algumas dicas para tornar a prática esportiva mais prazerosa, tanto quanto o revezamento de copo de cerveja:

1– Procure experimentar o máximo de modalidades possíveis e escolha aquela que mais lhe agrade para começar a praticar. Aproveite a programação da Semana Move para conhecer atividades diferentes. #ficaadica

2– Tenha sempre a ajuda de um profissional de Educação Física para orientá-lo.

3– Use vestimentas adequadas ao esporte escolhido. Pode não parecer, mas estar confortável é essencial para o bem estar durante a prática. E use sempre tênis para as atividades fora da água

4– Alimente-se bem antes de praticar uma atividade física. Só lembre-se de aguardar alguns minutos, entre 30 a 40, para começar.

5– Hidrate-se antes, durante e depois. E hidrate-se mais ainda! #águaévida

6– Comece devagar. Ao fazer menos do que você acredita poder inicialmente,  evita grandes dores e cansaço, e assim, aos poucos, você descobre seu limite e aprende a cuidar do seu corpo no seu ritmo.

7- Se preferir companhia convide um amigo para descobrir esse novo mundo de prazer! #propostadecente

8- Cuidar da sua saúde é o compromisso mais importante que você vai ter TODOS OS DIAS. Então marque um período na sua agenda e dedique-se a você mesmo, pelo menos 3 vezes por semana.

9– Descanse bem após a prática. Assim não tem perigo de traumas! E acredite, o sono melhora 200% quando seu corpo acostuma a fazer atividade física.

 

Basta começar! 

 

Agora não tem desculpa para começar, hein? Procure um profissional para te ajudar no começo e descubra um espaço perto da sua casa para praticar seu esporte favorito. Vale um parque, uma praça, uma quadra comunitária, uma unidade do Sesc e até a calçada para uma boa caminhada!

E acompanhe a programação da Semana Move no Sesc Santo Amaro, de 23 a 30 de setembro.

 

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