Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Semana Move: #OcupeoCentro com esporte

Na unidade 24 de Maio há diversas modalidades de esporte e atividade física para praticar
Na unidade 24 de Maio há diversas modalidades de esporte e atividade física para praticar

As cidades são pontos de encontro, um espaço coletivo em construção e patrimônio de todos. Cada vez mais os espaços públicos são revitalizados e apropriados pela população. Assim a cidade se transforma, o ambiente se renova a sociedade vive o espaço público, além de adotar hábitos saudáveis, como a prática de esportes.

A mais nova unidade do Sesc, na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, é mais um espaço para o público ocupar com atividades de cultura, lazer e também esporte. A unidade conta com uma parede de escalada e boulder, para os adeptos de esportes radicais, além de salas de atividades físicas, expressão corporal e de ginástica multifuncional, mais uma piscina recreativa. Lugar e opções para se exercitar não faltam!

O Sesc 24 de Maio fica a cinco minutos a pé da estação República do metrô e a sete minutos da estação Anhangabaú; além da unidade, há outros lugares no centro para praticar atividades físicas. Dá uma olhada em tudo que é possível fazer por lá:

• Andar de skate na Praça Roosevelt


Foto: Alf Ribeiro
 

Há quase trinta anos, a Praça Franklin Roosevelt é um tradicional local de prática do skate na cidade. Popularizada entre os skatistas na década de 80, ficou conhecida em todo país pela prática do esporte.

Construída na década de 1960, a praça passou por um período longo de abandono. Em 2012, o local foi revitalizado e completamente reestruturado. Situada à cerca de um quilômetro da nova unidade, os apaixonados pelas quatro rodinhas e praticantes de esportes radicais se encontram e fazem muitas manobras.

• Diversos esportes na Paulista


Foto: Marcelo Camargo/ABr 

No centro, há muitos trechos para pedalar, como a ciclofaixa da Avenida São Luís, Rua Boa Vista, Praça Júlio Prestes, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo, Praça da Sé, da Avenida Paulista, entre outras.

Além da bike, aos domingos, a Avenida Paulista é fechada para os carros no trecho que vai da Praça Osvaldo Cruz, no bairro do Paraíso, e a Rua da Consolação, e é possível praticar yoga, jogar futebol, correr, caminhar, e andar de patins ou skate na região que fica a vinte minutos de carro, quarenta minutos a pé do Sesc 24 de Maio, ou de metrô, pela linha amarela.

• Rapel Viaduto da Nove de Julho


Foto: Divulgação 

Os viadutos de São Paulo também são cenários para diversos esportes de aventura. O rapel ganha cada vez mais adeptos na cidade, e o Viaduto da Avenida Nove de Julho é um dos lugares preferidos para quem quer sentir um friozinho na barriga ao saltar.  A dez minutos a pé da unidade, o local recebe grupos aos fins de semana para praticar esse esporte radical. Se joga!

• Centros Esportivos


Foto: Michele Mifano
 

A cidade também conta com diversos Centros Esportivos, com modalidades para todos os gostos: alongamento, bocha, capoeira, futebol, ginástica geral, natação, yoga, beisebol, kung fu, tai chi chuan, e muito mais. O Centro Esportivo Tietê e o Estádio Municipal Jack Marin, dentro do Parque da Aclimação, que ficam a cerca de vinte minutos do Sesc 24 de Maio, entre outros, oferecem muitas opções de esportes.

• Minhocão


Foto: Adauto Perin
 

O Elevado Presidente João Goulart, que liga a zona oeste à região central da cidade tornou-se um ponto de encontro de praticantes de esportes de todas as idades. Levar as crianças para pedalar, correr com os amigos, caminhar com o cachorro são alternativas para aproveitar o espaço e se exercitar.

Há ainda outras unidades para curtir como o Sesc Consolação, que conta com aulas de recreação livre de basquete adulto, vôlei masculino e futsal feminino, o Sesc Carmo, com aulas de ginástica geral e no dia 23 de setembro, durante a Semana Move 2017 promove uma Caminhada ao Parque da Aclimação com Aula Aberta de Yoga, o Sesc Parque Dom Pedro II, que traz na programação Vivências de Atletismo até o dia 1º de outubro, e o Sesc Bom Retiro, que tem aulas abertas com diferentes exercícios físicos individuais e coletivos para trabalhar a flexibilidade corporal até novembro.

Confira um pouco dos espaços dessas unidades!

#OcupeoCentro com Esporte