Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Experimenta! – Comida, saúde e cultura

Edição 2017

Ex.pe.ri.men.tar. Um sonoro verbo com tantos significados! Já experimentou olhar no dicionário? Nele você poderia encontrar: ensaiar; testar; avaliar; conhecer; tentar; pôr em prática; comer ou beber um bocado de; provar...

Que tal colocar todas essas possibilidades à prova no universo da alimentação? Muito mais que sabores, você pode testar experiências das mais diversas. Já experimentou, por exemplo, ir à feira em busca de novas frutas, novas folhas? E plantar um pé de manjericão ou alecrim em casa? Que tal juntar esses ingredientes fresquinhos e resgatar uma receita da sua avó... e ainda reunir os amigos para almoçar?

Pois em outubro, o Sesc convida seus públicos a partilhar descobertas e resgatar tradições a partir do Experimenta! – Comida, saúde e cultura, projeto que envolve todas as unidades, na capital, interior e litoral, em oficinas, palestras, intervenções e vivências em alimentação.  

Partindo da interlocução do universo da comida com a cultura e a saúde, o projeto busca promover a alimentação adequada e saudável, a valorização das tradições alimentares e a conscientização sobre os efeitos sociais, políticos, nutricionais, ambientais e econômicos das nossas escolhas alimentares.

Numa sociedade em que o crescente interesse pela alimentação – com a multiplicação de programas culinários na TV, as publicações voltadas às dietas alimentares e a inundação de fotos de comida nas redes sociais – é acompanhado por uma frequente confusão nas informações que circundam o tema, consideramos essencial o posicionamento educativo do Sesc. A partir de uma visão crítica abrangendo toda a cadeia do alimento, do campo à mesa, busca-se contribuir para a conscientização e  autonomia nas escolhas alimentares.

Conheça os 6 principais eixos temáticos abaixo:
 

- Comer é cultura

- A Saúde está na mesa

- Cozinhar é preciso

- Se está na época, tem na feira

- Aqui se planta, aqui se come diversidade

- Conexão comida

Vinheta

Livreto programação

Matérias, artigos e reportagens

Experimentamos!
Comida, cultura e migração
Quiabo: Em defesa da baba
Jantar regionar sensoriar – causos e sabores da gastronomia piracicabana
8 fatos sobre comida segundo Bela Gil
10 maneiras de reconhecer comida de verdade
Se baião é bom sozinho, que dirá baião de dois
Três motivos para ir à feira nesta semana
Entre Jaracatiás e Cambucis
5 perguntas sobre o gosto para o filósofo Nicola Perullo
Resistência Panc: pela diversidade, liberdade e autonomia na alimentação
Prato da Casa
Experimenta, vai!
Receitas de família: cozinha de memórias
Feira agroecológica e comida de verdade
Comer é PANC no Sesc Pompeia + Receita de Brownie de Biomassa
Bate-papo regado com azeite de dendê!
O Pão nosso de cada dia
Comida para ouvir