Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um Sesc do Campo Limpo

Abertura da Exposição Cartografia das Territorialidades Culturais <br>Foto:Tiago Lima
Abertura da Exposição Cartografia das Territorialidades Culturais
Foto:Tiago Lima

Já dizia Sabotage: “Zona Sul, Zona show”.

Mais do que isso, a Zona Sul é auto-organizada, uma zona cultural estruturada, efervescendo conteúdo, produzindo sarau e consumindo literatura.

A arte pulsa nesse território tão complexo e de identidade própria, que inspira a construção da unidade definitiva do Sesc Campo Limpo.

Cartografia das Territorialidades Culturais é a exposição resultante do trabalho de pesquisa gerido pelo Sesc e pela Escola da Cidade, que destaca a movimentação das redes culturais e educativas, a partir do mapeamento da região. Representantes de alguns coletivos da região, entre eles Cooperifa, Sarau do Binho, CIEJA e Bloco do Beco, além do Diretor da Escola da Cidade Ciro Pirondi e sua equipe de pesquisadores, estiveram presentes na abertura, realizada no dia 2 de setembro de 2017, no novo espaço expositivo do Sesc Campo Limpo.

Foram dois anos de pesquisa no entorno, dentre eles Capão Redondo, Jardim São Luís e o próprio Campo Limpo. A parceria do Sesc com a Escola Cidade permeou pela diversidade, necessidades e deficiências desse território, coletando as devidas importâncias antropológicas, urbanísticas e arquitetônicas. O principal intuito era reunir estas informações e transformar numa exposição com duração de três meses, tendo como um dos principais objetivos os encontros com os frequentadores, produtores culturais, educativos e integrantes da Escola da Cidade para debater os dados coletados.

 

 

POTENCIALIZAR O QUE JÁ EXISTE

A missão do Sesc de levar cultura e lazer às diversas regiões de São Paulo ganha uma nova característica. Além de proporcionar variadas atividades, o Sesc Campo Limpo se importa com a missão de potencializar a produção cultural já existente da região. O diálogo com coletivos, frequentadores e redes educativas e a pesquisa feita pela Escola da Cidade trará uma percepção das carências e dificuldades existentes, entendendo a importância da valorização dos trabalhos já atuantes.
--

Sesc ao pé do ouvido

Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!