Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um sonho realizado todos os anos

O sótão dos Irmãos Grimm<br>Foto: Jose Maria Roca
O sótão dos Irmãos Grimm
Foto: Jose Maria Roca

Queria contar para vocês de um festival de teatro para jovens e crianças que acontece lá em Santo amaro, na zona sul de nossa cidade, e neste ano acontece sua décima primeira edição. Queria também dizer do prazer, da alegria e da importância que ele tem. E para nós que não medimos esforço, trabalho e muita dedicação em sua realização, nos proporciona um espaço fundamental para nossa vida, nossa arte.

Escolhi uma maneira de dizer sobre esse nosso trabalho usando palavras que foram ditas, escritas por artistas, jovens, crianças, enfim, gente que por lá passou e lá vivenciou nosso festival, do palco, da cozinha, do café, da platéia a comunidade que se cria em torno destes dias de festa do teatro.

O Martin, por exemplo, disse o seguinte: Ao conhecer a Paidéia mais de perto, logo se chega à conclusão que se trata de uma instituição cultural bem antenada e nem um pouco alienada do mundo... Seus organizadores trabalharam ao longo de mais de vinte anos, engajados em projetos culturais e sociais, trabalharam simultaneamente em projetos locais e internacionais, com crianças e jovens da periferia e com diretores, atores e autores europeus. Sempre com o espírito e a pretensão de levar a sério o teatro de alta qualidade como forma de expressão e torná-lo acessível para todos os grupos sociais. A Paidéia é um farol de engajamento cultural, cuja luz oxalá ainda brilhe por muito tempo.

As observações de Maibrit seguem nas seguintes linhas: O público do festival é formado por crianças e jovens, entretanto a quantidade e qualidade dos profissionais da área de teatro, professores, educadores, críticos e parceiros, participantes, nos proporcionaram uma satisfação inenarrável de estar ali. Nós nos sentimos como se estivéssemos em casa, seja como apoiador, como participante, como público ou convidado. Existe algo mágico que conduz a forma sobre como a Paideia faz tudo acontecer. A equipe, composta em sua maioria por jovens voluntários, trabalha com garra e entusiasmo contagiantes, raramente vistos em outros lugares, e esta vontade e receptividade tornam-se o combustível do festival. A Paideia funciona como uma família, na qual tudo se torna divisível. E é exatamente isso que consegue fazer: dividir espaços para “performance”, diálogos, oficinas, risadas, aplausos, críticas construtivas, aprendizados, e tudo sem limites e moldes.  O fato de todos os colaboradores se dedicarem por completo faz com que o ambiente seja completamente propício para a troca e assim se enriquecem os diálogos internacionais a respeito do teatro infanto-juvenil.

O Stefan escreveu: Porém, o que nos une há tantos anos é a curiosidade e a busca por uma postura em relação ao mundo e à arte; por um melhor entendimento das modificações sociais e políticas, ultrarrápidas, nessa “vida global”; por uma expressão artística que desafie e entusiasme a nós e aos nossos espectadores. Ambos estão correlacionados.

Na Paideia se confundem amigos e parentes, vizinhos, admiradores, realizadores. No palco, na cozinha, na secretaria, na produção. Inclusão através da arte, inclusão e diversidade, conceitos tão em moda hoje em dia, são as base da Paideia desde a sua fundação, estas são algumas das palavras proferidas por Bebê.

O jovem Tiago um dos voluntários do festival arremata, por que o festival? Porque o teatro mexe com as nossas entranhas e nos faz pensar em coisas que jamais pensamos. Porque nos faz enxergar com outros olhos...

Na saída de um espetáculo turco, no festival, presenciei o seguinte diálogo entre um atencioso pai, preocupado com a cara de poucos amigos da filha de sete anos.

-Você não gostou. Claro, muito diálogo e é uma língua bastante diferente da nossa. O papai pode explicar se interessar.
-Não papai, eu entendi tudinho. O que eu não gostei é que só falavam do amor, amor, amor... Eu cansei.

São também estes relatos acima os estímulos para realizarmos a 11ª. Edição do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma janela para a Utopia. Durante todos estes anos, o Sesc SP sempre esteve ao nosso lado com seu apoio, estímulo, contribuindo para que a cada ano a realização do festival se tornasse necessária. Nesta 11ª, as unidades do Sesc Santo Amaro e Sesc Campo Limpo, receberão espetáculos e oficinas da programação. Por tudo isso, com muita alegria e entusiasmo quero também convidar toda gente para vir participar desta festa e experimentar um pouco da vida de nossa Comunidade em torno do Teatro. Venham...

Amauri Falseti, dramaturgo, diretor artístico e co-fundador da Cia.Paideia de Teatro.

--

Para conhecer a programação completa do Festival, clique aqui.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!