Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Buraco Quente

Quando você ouve falar em Buraco Quente, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça?

Com certeza um belo lanche no pão francês de carne moída ou carne louca, não é?
Pois é!

Mas em Osasco é diferente.

Buraco Quente foi o nome escolhido nos anos 80 para dar referência à uma ocupação que ficava no mesmo terreno onde hoje está o Sesc Osasco. Buraco Quente por aqui é um lugar carregado de boas lembranças da comunidade que não existe mais e que carinhosamente é lembrada por antigos moradores.

Sendo assim, o Sesc Osasco convidou o artista Chico Santos para criar obras específicas para os espaços da Unidade, compondo a programação do projeto “A Céu Aberto”, que propõe a exibição de obras de arte no gramado da Unidade.

A inspiração para o trabalho deu-se em contato com a história e a região na qual a unidade de Osasco se localiza. O trabalho do artista consiste em discutir o crescimento urbano sobre as áreas naturais

Com a desapropriação da ocupação, a área foi revitalizada e nos anos 1990 se transformou no Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Jardim das Flores), também conhecido como Parque da FITO, sendo a segunda maior área verde da cidade, com 52.800m². A série artística propõe uma narrativa visual referente à região e à sua história, inserindo na paisagem natural elementos do fantástico.

A intervenção artística, produzida especialmente para o espaço do Sesc de Osasco, foi batizada de "Buraco Quente", numa referência a uma ocupação de mesmo nome, ocorrida em meados de 1980. Em minha pesquisa, conversando com os antigos moradores da comunidade, ouvi muitas histórias de carinho e respeito sobre a antiga comunidade", diz Chico Santos

A intervenção é composta por três grandes esculturas em madeira, com aproximadamente 2,5 metros de altura,  com as quais o público poderá interagir. As casas contêm expressões, por dentro e por fora, que poderão ser manipuladas pelo público. Quem visitar a intervenção vai entender que não se trata apenas de peças lúdicas; há um contexto social e artístico. Além disso, Buraco Quente é composta por dez imagens, dispostas em grandes painéis backlights, confeccionados a partir de fotos de Ana Stein.


"Trata-se de uma metáfora visual construída a partir da história daquela região, cuja comunidade foi desalojada e o local transformou-se rm um grande parque verde da cidade", resume Chico Santos.

____

Chico Santos é um artista do sul do Brasil, estudou Artes Visuais na Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduado em mídias interativas na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Em sua série "Invasão" retrata o crescimento exponencial e desordenado das cidades através de intervenções no espaço urbano, miniaturas de edificações se disseminam e tomam vida própria.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!

Fotos relacionadas