Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma esquina, muitas histórias...

O Sesc 24 de Maio está localizado na esquina da Rua 24 de Maio com a Rua Dom José de Barros, ponto do centro de São Paulo que, ao longo das décadas, tem sido palco de diferentes manifestações musicais – estamos na esquina onde está o marco do hip-hop na cidade – e costumam apresentar, como parte de suas características, a multiplicidade cultural.

As regiões centrais, por vezes, recebem um maior volume de diversidade por reunir e refugiar passantes entre as periferias, migrantes de outras regiões do país, imigrantes de outras nações, etc.

Dentro dessa perspectiva, o projeto Esquina Paulistana propõe reunir diferentes vertentes da música de São Paulo, considerando não apenas aquela produzida por paulistanos, mas para além disso, aquela que exerceu forte influência na identidade musical da cidade.

Buscando, assim, contemplar toda a diversidade de estilos - muitas vezes fundidos - frutos de uma cidade cosmopolita, nem sempre acolhedora, mas sempre plural na prática artística. Nessa primeira edição, Clemente, Paulo Miklos, Suzana Salles, Thaíde e Tulipa Ruiz se encontram no palco do teatro do Sesc 24 de Maio, sob comando do músico Maurício Pereira. Os shows são resultado de encontros inéditos para cantar e contar a paulistanidade em releituras da música da cidade - do pagode ao punk, passando pelo rap e repertório que traz Não Se Vá (Jane e Herondy), Porrada (Titãs), Sr. Tempo Bom (Thaíde), Ovelha Negra (Rita Lee), Efêmera (Tulipa Ruiz), Rua Augusta (Ronnie Cord), Caroline (Raça Negra), Não Existe Amor Em SP (Criolo), entre muitas outras.
Para acompanhar, uma banda especialmente formada para as apresentações, com músicos de diversas gerações: na bateria, Carneiro Sândalo (Karnak, Zé Geraldo, Marisa Orth, Sambasonics); no baixo, Henrique Alves (Edgard Scandurra, Arnaldo Antunes, Projeto B); na guitarra e violão de aço, Tonho Penhasco (Itamar Assumpção, Skowa e Mafia, Mauricio Pereira); nos teclados, Pedro Montagnana (Zeeba, Mauricio Pereira, Alma Djem); na flauta e sax, Simone Julian (Chico Cesar, Anelis Assumpção, Dona Zica, Beto Villares); no trompete e bombardino, Amílcar Rodrigues (DJ Tudo, Projeto B, Thiago França, O Terno).

E claro, para ocupar o centro não tem horário: as apresentações acontecem em dois horários; nos dias 26, 27 e 28 de setembro, terça às 21h, quarta às 12h e quinta às 12h e às 21h.

Para já ir esquentando: Maurício Pereira

Clemente
 
Paulo Miklos
 
Suzana Salles
 
Thaíde
 
Tulipa Ruiz
 

Imaginou a mistura? Pra conferir, #ocupeocentro!

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!