Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Guilherme Gaensly

Rua São João - Guilherme Gaensly - Arquivo Biblioteca Nacional
Rua São João - Guilherme Gaensly - Arquivo Biblioteca Nacional

A memória de São Paulo permanece em PB e em tons de sépia graças ao fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly (1843-1928). Considerado um dos mais importantes artistas a retratar a paisagem urbana de São Paulo do início do século passado, Gaensly focou sua lente sobre uma cidade em plena transição para a modernidade. A metrópole começava a se desenhar na primeira metade do século 20.
Mas antes de chegar à capital paulista, o artista passou infância e adolescência em Salvador. Nascido na cidade de Wellhausen, na Suíça, mudou-se com a família para a capital baiana aos cinco anos. Em 1871, aos 28, já havia lapidado o olhar e aprimorado técnicas no ateliê de Alberto Henschel, principal retratista da Bahia. Foi aí que decidiu abrir o próprio estúdio, onde atuou com sucesso até 1895.

 

Estação da Luz - Guilherme Gaensly - Arquivo Biblioteca Nacional (2)

 

CARTÕES-POSTAIS

Em 1882, o estúdio do fotógrafo ganhou como sócio seu cunhado Rodolpho Lindemann e, dois anos depois, abriu uma filial da próspera empresa Gaensly & Lindemann em São Paulo. Do alto dos seus 50 anos, ele fez da nova cidade moradia e musa. Em 1899, foi contratado como fotógrafo oficial pela The São Paulo Railway, Light and Power Company, onde permaneceu até três anos antes de sua morte.

Gaensly testemunhou a inauguração dos bondes elétricos, que substituíram as charretes, e registrou imigrantes suíços desembarcando no Porto de Santos no navio San Gottardo. Também fotografou o Jardim da Luz, no bairro do Bom Retiro. Na época, o jardim tomava para si o charme dos parques parisienses. Outro registro impressionante é o da Avenida Paulista, em 1902. Novas gerações diriam que se trata de uma montagem, mas o fato é que nessa época não eram carros e sim árvores a se enfileirar no local.

Hoje, o legado desse importante nome da fotografia narra em imagens muitos capítulos da história da cidade que podem ser vistos pelo público em acervos virtuais, ou sob consulta em museus. Para os mais sortudos, é possível encontrar registros da obra do paisagista impressos em cartões-postais que ainda circulam por feiras de antiguidade.
 


Serviço
Museu da Cidade de São Paulo
A Coleção Marília Azevedo reúne obras de Guilherme Gaensly.
Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé
Tel.: (11) 3241-1081  |  www.museudacidade.sp.gov.br
Instituto Moreira Salles (acesso virtual às obras e artigos)
www.ims.com.br/ims/explore/artista/guilherme-gaensly
Enciclopédia Itaú Cultural (acesso virtual às obras)
enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2361/guilherme-gaensly

 


 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram