Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dilatações em Parceria: danças que nascem da porosidade e do encontro

Morena Nascimento em Rêverie<br>Foto: Vitor Vieira
Morena Nascimento em Rêverie
Foto: Vitor Vieira

A coreógrafa e bailarina Morena Nascimento ocupa o Sesc 24 de Maio – localizado em uma região onde a dança contemporânea tem grandes parceiros, como o Centro de Referência da Dança (CRD) e a Praça das Artes - com características muito contemporâneas, assim como sua dança. A mistura entre música e a plasticidade visual, proposta pela ex-integrante do grupo alemão de Pina Bausch, se mostra dilatada nesses encontros. 

A dança contemporânea de Morena Nascimento reúne um diálogo entre coreografias, música e artes visuais. Essa mistura entre elementos técnicos é uma de suas marcas e, com isso, pretende alimentar o imaginário do público numa experiência estética em interlocução com diferentes linguagens artísticas. A retrospectiva de trabalhos da coreógrafa e bailarina, presente no projeto Dilatações em Parceria, conta também com espetáculos, jam e oficina a partir de pesquisa autoral da bailarina.

Dentre os espetáculos que mesclam música e dança, estão “Um Diálogo entre Música e Dança” (2010), em parceria com o pianista, arranjador, compositor e produtor Benjamin Taubkin. O encontro pretende exprimir parte da “diluição” espontânea entre as linguagens de música e dança na perspectiva de um potencial expressivo sobre o que gesto e som possam ter em comum, muito além do que reforçar os limites e especificidades das linguagens artísticas ao público. “Orijam” (2013) com Letieres Leite, diretor musical, instrumentista e compositor, é uma jam aberta ao público que propõe exaltar a conexão direta e elementar com o ato de dançar, utilizando-se fortemente da música como sopro primordial que dispara o desejo de nos movermos.

No espetáculo Rêverie (2013), parceria com a dramaturga Carolina Bianchi, a intenção é mostrar o resultado de um intenso trabalho plural, conectado e sintonizado com múltiplas realidades. Esse processo de criação é discutido na oficina “Massa”, em que compartilham procedimentos presentes no processo de criação de Rêverie e de outros trabalhos que realizaram juntas.

Para conhecer a programação completa clique aqui.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!