Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mosaico Dançante

Foto: Tomas Lenden
Foto: Tomas Lenden

A grande bailarina e coreógrafa americana Martha Graham disse que a dança é a linguagem escondida da alma. A expressão do que não foi dito, mas nem por isso não sentido.

A linguagem do corpo é um signo presente em grande parte da sociedade e manifestações culturais ao longo do tempo. Materializada por meio de gestos, pausas e movimentos, a dança potencializa o lugar do corpo como espaço/objeto politico de contestação, aceitação, resistência e afirmação.

Através da dança o artista se relaciona com seu meio, seu tempo e seu entorno, convidando o público a participar ativamente na construção de sentidos compondo um rico mosaico dançante formado por artista, espectador e obra.

Neste contexto a mostra Outros Curitibanos apresenta um possível panorama da cena curitibana de dança contemporânea estabelecendo relações entre as produções de artistas oriundos da cidade em questão, onde a cena está fortemente ligada às artes cênicas, representada, aquecida e revigorada pelas  presença da força estudantil, pela universidade, festivais e espaços de tradição ligados à arte do corpo.

Nesse emaranhado de ideias, modos e formas de se relacionar através da dança nascem coletivos, narrativas e novos formatos que abrangem os mais diferentes temas e públicos, exposto na obra.

A programação, composta por onze espetáculos, dois bate-papos e duas oficinas, ocupa diversos espaços da unidade e até mesmo seu entorno, reforçando o papel do Sesc na difusão, reflexão e público para tal linguagem.

Nesse sentido, Outros Curitibanos procura se colocar como um emanador de possibilidades para a discussão de legados, olhares, lugares, gêneros, formas, questionamentos demais inquietações tão presentes em nossos dias.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!