Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Obras Vivas

Cada pessoa segue diferentes caminhos ao longo da vida e diante das escolhas feitas, cria-se um ser histórico único. Olhar e ouvir o outro respeitando suas preferências, seus acontecimentos, suas raízes, é o que o Museu da Pessoa estimula ao apresentar as histórias reais como "obras" expostas.

Já parou para pensar que quando você cruza com alguém essa pessoa já passou por alegrias, tristezas, conquistas, dificuldades, presenteou, magoou, amou, fez o bem, fez o mal, cresceu, adoeceu, aprendeu e esqueceu diversas coisas com o tempo? Ela segue o rumo dela, mas esse indivíduo poderia ser você, pelo olhar do outro.

Precursor da psicologia cognitiva, o psicólogo americano Jerome Bruner (1915-2016) afirmou:"Nós construímos e reconstruímos nossos ‘eus’ constantemente para satisfazer as necessidades das situações com que nos deparamos, e fazemos isso com a orientação de nossas memórias do passado e de nossas esperanças e medos do futuro".

Inspirado neste pensamento, o Museu da Pessoa, que completou recentemente 25 anos, mostra, em parceria com o Sesc Vila Mariana, alguns relatos em forma de fotografias, textos e vídeos que trazem um pouco do outro na exposição "Quem Sou Eu?". Imigrações e emigrações e seus motivos, acontecimentos marcantes ou simplesmente causos engraçados, mas que fazem parte da linha da vida de alguém, que pode ser qualquer um.

A curadoria contou com os olhares da historiadora e fundadora do Museu Karen Worcman e dos convidados Cristiano Burlan, Diógenes Moura e Viviane Ferreira, sobre o acervo do Museu da Pessoa, que conta atualmente com mais de 17 mil depoimentos e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados. A cenografia foi criada por Marcelo Larrea.


Exposição no Sesc Vila Mariana. Fotos: Julia Parpulov

O Sesc SP e o Museu da Pessoa são parceiros desde 1994, quando iniciaram o projeto Memórias do Comércio em São Paulo, cujo objetivo é registrar as histórias do comércio com foco em narrativas de vida de comerciantes, comerciários e pessoas envolvidas na cadeia produtiva do comércio.

Afinal, o que é o Museu da Pessoa?
Todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o direito de eternizar sua história. Essa ideia deu origem ao Museu da Pessoa, um espaço virtual que tem como missão promover a democratização da memória social, por meio da valorização de histórias de vida de todas as pessoas da sociedade para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e baseada na compreensão e respeito pelo outro. Fundado em São Paulo no início dos anos 1990, desenvolveu um método diferenciado de coleta e sistematização de depoimentos. Tendo realizado cerca de 200 projetos nas áreas de memória institucional, educação, cultura e desenvolvimento comunitário, hoje o Museu da Pessoa é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e uma rede internacional de histórias de vida, com museus congêneres em Portugal, EUA e Canadá.




O projeto Memória dos Brasileiros, que inspirou a criação da exposição, nasceu da ideia de que era necessário registrar histórias de pessoas invisíveis, residentes em um país que estava em plena transformação. Iniciado em 2006, tinha como objetivo valorizar as memórias, saberes e experiências como fonte de conhecimento e desenvolvimento de pessoas, grupos e comunidades pelo país, percorrendo cidades por todo o território nacional.

No Sesc Vila Mariana o público pode ajudar a compor a exposição ao longo de sua exibição. Para isso, os visitantes que tiverem interesse devem gravar um depoimento de um minuto, na cabine própria para isso, respondendo à pergunta: “Quem sou eu?”. Esse material é exibido em um painel de led e integra aos poucos o conteúdo da exposição. Os vídeos constituirão um legado da participação do público e também farão parte de uma coleção virtual no Museu da Pessoa.


 

--

Sesc ao pé do ouvido

Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!