Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aedes: que mosquito é esse?

Exposição no Sesc Florêncio de Abreu<br>Foto: Matheus José Maria
Exposição no Sesc Florêncio de Abreu
Foto: Matheus José Maria

Apesar do nome complicado, o Aedes aegypti  já é velho conhecido de muita gente. Responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, o mosquito, ano após ano, é alvo de campanhas de combate no país inteiro. Afinal, evitar a sua proliferação é contribuir para que menos pessoas sejam infectadas e adoeçam.

Com o objetivo de difundir informações sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, o Sesc Florêncio de Abreu recebe a exposição Aedes: que mosquito é esse?, em cartaz até 15 de dezembro.

Com recursos lúdicos, interativos e tecnológicos, a mostra aborda desde características biológicas do Aedes até as formas de evitar os criadouros dentro de casa. Entre as atrações estão uma escultura gigante do mosquito, microscópios que mostram diversas fases de seu crescimento, jogos interativos, vídeos, mapas digitais e a representação de um quintal doméstico e seus possíveis focos do mosquito. Garantindo a acessibilidade, materiais em braile, libras e protótipos 3D estão disponíveis ao público.

Um dos curadores, o biólogo Waldir Ribeiro, da Fundação Oswaldo Cruz, ressalta o papel educativo da mostra, que pode contribuir para mudar a atitude das pessoas: “A intenção é que partir dessa mudança comportamental, a população possa interferir diretamente no processo de eliminar ou minimizar os casos de dengue, zika e chikungunya no país.

Assim, ao receber a exposição, o Sesc busca provocar reflexões sobre como atitudes individuais podem afetar a saúde coletiva, sensibilizando o público para a importância de seu papel como protagonista na promoção de práticas saudáveis. "Conhecendo os fatores de risco e as doenças provocadas pelo mosquito, conseguimos um olhar para além da biologia, respeitando o contexto social em que as pessoas estão inseridas. A exposição permite refletir sobre valores como solidariedade, responsabilidade e cidadania,  desencadeando processos de diálogo, crítica e possível transformação social, por meio da educação", afirma Adriese Castro, coordenadora de programação do Sesc Florêncio de Abreu. 


Confira algumas imagens da exposição:


>>> No dia 09/11, acontece o bate-papo Aedes: risco sob controle, com Waldir Ribeiro, sobre a disseminação de doenças geradas pelo Aedes aegypti, as principais formas de prevenção e recursos práticos para auxiliar a educação sobre o tema para escolares e público familiar. Saiba mais.


A exposição Aedes: que mosquito é esse? é realizada em parceria com o Museu da Vida, da Fiocruz, e a Sanofi. Inaugurada em 2012, como Expo Dengue, percorreu diferentes locais do país (inclusive o Sesc Itaquera, em 2015!), sendo constantemente atualizada com novas informações, abordagens e recursos educativos.