Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Show Com Alma, da Banda Mantiqueira, estreia no SescTV

Foto: Carol Vidal
Foto: Carol Vidal

O menino que tocava clarinete e saxofone pelas ruas de sua cidade não podia imaginar que se tornaria um dos instrumentistas mais conceituados do Brasil. “Eu vim de uma família de músicos, meu pai e meu avô eram acordeonistas. Nós éramos de Leme e grande parte de minha família morava na roça”, explica o músico paulista Nailor Azevedo, o Proveta, um dos fundadores da Banda Mantiqueira.

Ao mesmo tempo em que se alfabetizava na escola, aos 6 anos de idade, Proveta estudava música com seu pai, o acordeonista Geraldo Azevedo, e participava da banda municipal da cidade, onde fez sua primeira apresentação. Naquela época, os grupos tocavam trechos de óperas como O Guarani, A dança das horas e Rigoletto.

Proveta vivia de música. “Às segundas e quartas eu tinha aula de música; às terças e sextas ensaiávamos com a banda; às quintas era dia de aula com meu pai; aos sábados tocávamos em bailes; e aos domingos fazíamos apresentações na praça, ao lado da igreja da matriz”, conta o músico, que no começo de carreira, seguia com seu pai a pé pela estrada de terra para tocar.
Meu pai era um homem do choro, talvez o gênero mais puro que exista na música brasileira. Ele é responsável por meu aprendizado sobre música”, relembra. Anos mais tarde, já com 16 anos, todo esse conhecimento levou Proveta a tocar na orquestra do maestro Sylvio Mazzuca.

Aos 20 anos, mudou-se para São Paulo e começou a trabalhar com o maestro argentino Hector Costita. Vivia em uma república no bairro do Bixiga, onde dividia espaço com músicos de choro, jazz e bossa nova. Dessa troca de experiências entre os instrumentistas e da vontade de tocarem música genuinamente brasileira, surgiu a Banda Mantiqueira, no ano de 1990.

Criada nos moldes das big bands norte-americanas, a Banda Mantiqueira, que segue até hoje tocando música instrumental brasileira, celebra 25 anos de carreira com o CD Com Alma, lançado pelo Selo Sesc, em janeiro deste ano. Segundo Proveta, o repertório foi baseado nas músicas que fazem parte da história do grupo. “A inspiração para o trabalho surgiu da forma sincera com que a Banda Mantiqueira sempre compôs seu repertório”, explica.

Com Alma também deu nome ao show comemorativo do grupo, também realizado em janeiro, no Sesc Pompeia, com participação especial do violonista Romero Lubambo. Clássicos da música popular brasileira e do jazz fazem parte do repertório. O SescTV gravou o encontro que será exibido neste mês pelo canal. “É como se a gente, com esse trabalho, encerrasse um ciclo da nossa história para olhar para frente”, revela Proveta.

BANDA MANTIQUEIRA
Dia 25, às 22h.
Direção para TV: Daniel dos Santos.
Classificação: Livre
 

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!