Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

João Artacho Jurado

Foto: Leia Fugii

Na contracorrente da sobriedade e das linhas retas do movimento modernista, e de ícones como Oscar Niemeyer, um arquiteto autodidata marcou história. Paulistano filho de imigrantes espanhóis, João Artacho Jurado (1907-1983) imprimiu um estilo particular aos edifícios da capital paulista e de Santos, no litoral, principalmente entre as décadas de 1940 e 1950. Apesar de não ter uma formação acadêmica na área, foi Artacho Jurado quem criou as curvas, vãos e cores que emprestaram um aspecto cenográfico a edifícios históricos do estado.

Revista E_Almanaque_novembro 2017

Considerado criativo por alguns – e criticado por outros –, Artacho Jurado concebeu projetos que apresentam uma miscelânea de referências, caso do edifício Viadutos, erguido há 60 anos. Não podiam faltar varandas, desenhos rebuscados nas sancas, arcos, colunas e ogivas. Marquises sinuosas também se faziam presentes. Cores como verde, rosa, azul e amarelo compunham a paleta de pastilhas, colunas e paredes.
Empresário e dono, com o irmão, da construtora Monções – que, curiosamente, deu nome ao bairro Cidade Monções –, Artacho Jurado ainda foi precursor de prédios funcionais. Para seus edifícios eram planejados salões de festas, salas de leitura, de música, de jogos e playgrounds. A tudo isso, ele acrescentou restaurantes, bares, jardins de inverno, terraços-jardins com vistas panorâmicas da cidade, lojas e subsolos com garagem. Para atrair a clientela, investiu em campanhas publicitárias que atraíam consumidores em busca de luxo e conforto.

Combatido por arquitetos da época por ostentar um estilo controverso e, principalmente, por não ter diploma, Artacho Jurado não pôde assinar seus projetos e não teve a mesma pompa, em vida, que os arquitetos da época. Mesmo assim, não há mirada que escape ao se deparar com os prédios desse inventivo personagem de São Paulo. 

 

SERVIÇO
Conheça alguns edifícios de Artacho Jurado

Ed. Viadutos
Praça General Craveiro Lopes, 19, Bela Vista, São Paulo – SP
Ed. Planalto
Rua Maria Paula, 279, Bela Vista, São Paulo – SP
Ed. Louvre
Avenida São Luís, 192, República, São Paulo – SP

Saiba mais
Documentário Arquitetura Proibida, realizado pela Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador, em parceria de fomento com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo <https://www.youtube.com/user/arquiteturaproibida/videos>.

 


:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram