Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O casal perfeito: música e comida

Ouvir música não é só uma distração ou uma fuga para os ruídos do nosso caminho até o trabalho. É método para acalmar e relaxar. É fonte de estudos para terapias. Pode fazer um bem danado para a saúde: alivia dores, melhora a memória e ajuda na disposição, por exemplo. Vai dizer que naquela manhã nublada, antes de ir pra academia, colocar os fones de ouvido com uma música animada não é um estímulo para a prática de atividade física?

No dia 26 de outubro, como parte do projeto Experimenta! Comida, saúde e cultura, o Cultura no Prato, no Sesc Bom Retiro, abordou uma mistura muito divertida: música e gastronomia. Além do parceiro e chef, Marcelo Malta, esteve presente a dupla de músicos Paulo Abud e Alesandro Aiudart. Paulo conta que toca há mais de 38 anos e Alessandro, quase a mesma coisa. E, juntos nessa estrada, já se vão mais de 30 anos.

Sobre a montagem do set list para a atividade, Paulo citou a riqueza de músicas e composições brasileiras que falam de comida e gastronomia, o que dificultou a escolha. Alessandro destacou que no Brasil existem tanto músicas que falam do prato em si ou que utilizam o tema da refeição, da mesa do jantar ou almoço, como um espaço de convivência humana.

Logo, a proposta da dupla foi levar um conteúdo ligado a essa relação humana, ou seja, quiseram mostrar o que a comida e a música têm em comum para favorecer o encontro entre as pessoas.

No caso, o encontro foi acompanhado de feijoada:

Cultura no Prato - Outubro, Experimenta!


Para Alessandro, música e a cozinha brasileiras são o casal perfeito, pois a música brasileira tem essa coisa de unir as pessoas, num espaço ou lugar. E tem lugar da casa que reúne mais a família que a cozinha?

Uma curiosidade é que música pode ajudar a comer menos. Estudos apontam que iluminação e música suave no ambiente podem contribuir para que as pessoas comam quantidades menores e apreciem melhor a refeição.

Paulo finaliza dizendo: "o alimento e a refeição são um momento sagrado, onde o organismo físico e/ou espiritual sofre transformações. Naquele exato momento, enquanto as pessoas comem, mesmo sem a prática de tocar em restaurantes, a nossa intenção foi que houvesse a transformação da melhor maneira possível."

Eles tiveram uma conversa divertida conosco no dia da cantoria:

 

>> Confira também as edições anteriores do Cultura no Prato aqui. 

>>> E tudo sobre o Experimenta! Comida, saúde e cultura, aqui.

>>>> Comida para ouvir:  escute a nossa playlist inspirada no Experimenta!