Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Laser terapêutico é uma das novidades da Clínica Odontológica do Sesc Birigui

Foto: Willians Menani
Foto: Willians Menani

Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. Em inglês, Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation – e transformando isso tudo em sigla: Laser. Muito além das armas dos filmes de ficção científica e fantasia, o raio laser está presente no nosso cotidiano nos leitores de discos Blu-ray, CDs e DVDs e também no setor da saúde.

Na odontologia, o laser terapêutico, usado em baixa potência, pode tornar a relação de dentista e paciente mais amigável, deixando o paciente  com um belo sorriso de satisfação e de alívio! Esta tecnologia empregada nos tratamentos dentários pode acelerar processos de cura e diminuir a sensação de dor.

Em Birigui, a nova unidade do Sesc, que agora conta com clínica odontológica, possui este recurso entre os equipamentos utilizados para cuidar da saúde dentária dos comerciários e seus dependentes, que poderão se inscrever para tratamentos odontológico em breve.

As possibilidades de aplicação do laser terapêutico são várias, como o alívio de hipersensibilidade dentária, alívio de dores de diversas origens (musculares, nevrálgicas, pré e pós-operatórias, e outras), aftas, herpes, inflamações, reparação tecidual mais rápida em caso de lesões traumáticas e redução de edema ou inchaço são algumas delas.

Como explica o coordenador da Odontologia do Sesc Birigui, Luiz José Bittencourt Frank, o laser de baixa potência possui ação anti-inflamatória, analgésica e bioestimulante, e pode ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos. “O laser terapêutico acelera a cicatrização, estimulando as células do local onde é aplicado. Ele pode ser usado sozinho ou associado a outros tratamentos. Após uma cirurgia, por exemplo, ele diminui a possibilidade de edema; no caso de herpes, ele deixa o ciclo da doença mais curto; e também é indicado para pessoas que têm muita sensibilidade nos dentes, por exemplo”, diz Frank.

Ele afirma que não há muitas restrições acerca de que tipo de paciente pode receber o tratamento a laser, mas ressalta que o diagnóstico deve ser preciso, para não haver complicações. O número de aplicações, segundo ele, depende da resposta do organismo de cada paciente, e também de cada tipo de lesão.

O novo Sesc Birigui conta com 2 consultórios odontológicos, sala de raio x periapical (radiografia intraoral de uma determinada área da boca) e uma equipe de 6 dentistas que fará atendimento de clínica geral. Além dos tratamentos odontológicos, ações educativas na área de saúde bucal também estão programadas.

O atendimento odontológico é exclusivo para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, com a credencial plena válida no estado de São Paulo e ocorrerá por meio de inscrição do portal do Sesc São Paulo de 21/11 a 03/12. (clique aqui para saber passo-a-passo das inscrições).