Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mais que um ponto de atendimento, um espaço de vivências e histórias em Araçatuba

Desde 2005, o Polo Araçatuba vem fazendo parte da vida dos araçatubenses<br>Foto: Willians Menani
Desde 2005, o Polo Araçatuba vem fazendo parte da vida dos araçatubenses
Foto: Willians Menani

Uma casa aconchegante no Centro de Araçatuba sedia diversas atividades culturais, educativas e esportivas, promovidas pelo Sesc na cidade há 13 anos. O Polo Avançado do Sesc em Araçatuba foi criado como uma extensão do Sesc Birigui e oferece aulas permanentes de ginástica multifuncional, cursos e oficinas de várias linguagens artísticas, além de dispor de uma Central de Atendimento, por meio da qual é possível realizar o credenciamento no Sesc, participar do Programa Turismo Social e comprar ingressos para espetáculos de qualquer unidade no Estado de São Paulo.

Desde 2005, o Polo vem fazendo parte das histórias não só do município, mas especificamente dos seus frequentadores. É o caso da professora aposentada Silvia Lucia Marinho Freire, de 72 anos, aluna das aulas de ginástica desde os primeiros meses de existência do Polo. Ela começou com o marido, que logo precisou passar por um longo tratamento médico. Em 2013, foi Silvia quem acabou adoecendo, tendo de se afastar de suas atividades para tratar um problema na tireóide. Quando estava apta a fazer exercícios físicos, voltou e não parou mais. “São minhas horas sagradas”, diz, sobre os períodos que passa no local, três vezes por semana. 

Participar das aulas me ajudou a superar os momentos difíceis. Depois da doença, eu fiquei impossibilitada de fazer muitas coisas e, se não participasse das aulas, me sentiria inútil. Também fiz muitas viagens do programa ‘Cá Entre Nós’ para outras unidades do Sesc. O tratamento aos idosos no Polo é maravilhoso, os monitores, funcionários e estagiários são excelentes! E a gente se sente em família. O espaço é fundamental, não só para sua saúde, mas também para fazer amigos”, diz.

Frequentador da mesma turma de ginástica há mais de cinco anos, o casal de aposentados Euclides Valentim Zambon, 71, e Cleide Galina Zambon, 73, afirma que sentiu uma diferença enorme na qualidade de vida desde que se inscreveu. Ele conta que, em cerca de dois anos, perdeu 15 quilos e abandonou antigos hábitos sedentários, além de ter se recuperado de problemas como “bico de papagaio” (osteofitose, crescimento anormal de tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras), hérnia de disco e colesterol alto.


Cleide e Euclides optaram por uma vida saudável e encontraram no Polo um espaço para cuidar do corpo e da mente.
(Foto: Willians Menani)

 

Ela frisa que, paralelamente às aulas, ambos começaram a manter uma alimentação saudável, o que também refletiu diretamente em aspectos como disposição. “Eu já gostava de ginástica, mas meu marido era sedentário. Ele aposentou, então passou a ter tempo livre. Quando eu soube, por um conhecido, que o Polo oferecia aulas gratuitas para comerciários e seus dependentes, comentei com o Zambon e nós nos inscrevemos.”, conta Cleide.

É muito importante o que fazemos lá. Enquanto eu tiver condições, continuarei comparecendo! Melhorou bastante nossa vida”, destaca Zambon, que é comerciário aposentado. “A gente se envolveu com as atividades, com o lugar. Melhorou muito minha autoestima, a disposição física, meu equilíbrio, aumentou minha força, comecei a dar mais atenção para a postura, para a respiração, além de termos ampliado nosso círculo de amizades. O Polo é saúde total: emocional e física”, conclui a professora aposentada. 

O Polo ontem

O Polo Avançado em Araçatuba também rende boas memórias para funcionários do Sesc que passaram por lá e atualmente estão em outras unidades. Uma delas é Clóvis Carvalho, atual coordenador de programação do Sesc Osasco, que atuou no Sesc Birigui e no Polo de Araçatuba entre 2011 e 2016. “Tenho um apreço especial por Araçatuba e por muitas pessoas que vivem na cidade, e também pelos artistas que o município criou e que estão na batalha por um espaço para mostrar seu trabalho com dignidade e respeito, coisa que o Sesc, de uma forma geral, preza muito”, afirma.

Ele ressalta que o espaço sempre teve vocação para as atividades formativas e acredita que essa referência está cada vez mais solidificada. Ele lembra ainda que o Polo, em outras ocasiões, recebeu pequenos shows de nomes importantes, como André Abujamra e Alberto Marsicano, o que provou que mesmo sendo um espaço pequeno, tinha condições de abrigar programações desse porte.

Carvalho destaca ainda que o Polo apoiou atividades e parcerias importantes realizadas pelo Sesc Birigui. Entre elas, cita a parceria do Sesc com o Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), o Fentep (Festival de Teatro de Penápolis) e o Plural (Festival da Diversidade em Araçatuba).

Graziela Nunes, atual coordenadora de programação do Sesc Rio Preto, trabalhou no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba de 2008 a 2012 e tem boas lembranças de atividades como o projeto Batucadas, que envolvia escolas de samba da cidade algumas semanas antes do Carnaval, e teve o Polo como apoiador, e as sessões de cinema realizadas dentro do espaço com a presença de um mediador. Ela acredita que a existência do Polo seja um privilégio para o município.

É uma experiência interessante, por exemplo, assistir a um show num palco chamado Tom Jobim (praça João Pessoa), com as árvores, o vento, tudo à disposição, pipoqueiro… Uma estrutura que os espaços fechados não possuem. E a mesma coisa em relação aos eventos esportivos que acontecem ao ar livre”, diz. “Assim, agora, com a inauguração do novo prédio do Sesc Birigui, o público da região pode vivenciar duas experiências diferentes com o Sesc: a possibilitada pelo Polo em Araçatuba e a nova unidade em Birigui, com um espaço pensado para cumprir a missão da instituição, e portanto, é um espaço educativo, que conglomera teatro, quadra esportiva, piscinas, biblioteca, comedoria, entre outros”, comenta.

O Polo hoje

Por característica do espaço onde está alocado atualmente, o Polo Avançado do Sesc em Araçatuba abriga de forma permanente turmas de Ginástica Multifuncional, canto coral para idosos, além de atividades pontuais de curta duração, como cursos, oficinas e workshops nas linguagens de música, literatura, artes visuais, circo, entre outros, como observa o supervisor de programação do Sesc Birigui e técnico responsável pelo Polo de Araçatuba, Wanner Mussato Rodrigues. Ele acrescenta que a ação do Polo extrapola o equipamento físico e se expande para os equipamentos públicos em mais de 50 cidades, com a realização de atividades artísticas e físico-esportivas em toda a região.

Polo Sesc Araçatuba - Atividades

Atualmente, o Sesc Birigui é a única unidade operacional do Regional do Sesc no Estado de São Paulo que conta com um Polo Avançado. Tal estrutura ressalta a importância dada pela instituição à nossa região e nos possibilita estar ainda mais próximos do nosso público e dos fazedores culturais (artistas, produtores, secretarias municipais) das duas cidades, além de outras importantes cidades da região. Por sua vez, essa proximidade nos permite valiosas trocas de ideias e leituras de interesses e necessidades locais, no tocante às atividades socioculturais e esportivas, que balizam e referenciam nossas ações de maneira global”, observa.

Rodrigues comenta ainda que isso se reflete em ações pontuais, mas também em projetos especiais e parcerias institucionais em importantes festivais realizados em na região, como o FLIB (Festival Literário de Birigui), ou o Festara (Festival de Teatro de Araçatuba).

Silvio Luís França, gerente do Sesc Birigui, explica que, com a inauguração da unidade biriguiense, o polo não sofre mudanças significativas, mas a ideia é ampliar a atuação em Araçatuba. “Queremos uma frequência maior de programação, tanto dentro do polo quanto em atividades que ocorram fora dele, além de trabalhar com uma maior variedade de linguagens”, afirma.

França diz ainda que a importância do Polo é a mesma de uma unidade operacional. “O Polo tem 13 anos e já tem um público relativamente formado, muitas pessoas que prestigiam as atividades. E Araçatuba tem um número grande de comerciários”, finaliza.

O Sesc Birigui e o seu Polo Avançado em Araçatuba, como explica Wanner Mussato Rodrigues, sempre foram ligados de forma intrínseca e com o prédio novo em Birigui, o espaço de Araçatuba poderá firmar-se definitivamente como um local para a realização de atividades formativas presenciais e célula de coordenação e operação da ações comunitárias e externas em toda a região.

Eventos institucionais realizados em rede, como o Circuito Sesc de Artes, bem como projetos construídos e já desenvolvidos pela unidade, como o Incursão Cultural, ou espetáculos pontuais realizados fora da unidade de Birigui, continuarão contando com o importante apoio operacional do Polo Avançado, o que permitirá a realização de atividades em diversas cidades e espaços, concomitantemente com as ações realizadas permanentemente dentro do novo equipamento em Birigui”, conclui.