Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Japan House

Dezembro 2017_AlmanaquePaulistano (RevistaE)

A paleta de cores que atravessa a Paulista – com seus automóveis, prédios residenciais e comerciais – se contrapõe à leveza de materiais naturais, como a madeira e o papel, do projeto de Kengo Kuma, construído na avenida símbolo da metrópole. Reconhecido por obras que prezam pela simplicidade e pela funcionalidade, o arquiteto japonês combinou o que há de genuíno e contemporâneo no Japão com referências da arquitetura brasileira para desenhar a única Japan House da América Latina.

A fachada de “cortina de réguas de madeira”, ou melhor, o painel de madeira hinoki (considerada sagrada no Japão), foi montada por uma equipe de artesãos japoneses a partir de uma técnica de encaixe que resiste há três séculos. A composição forma uma espécie de quebra-cabeça de 36 metros de comprimento. Já a segunda fachada da casa (voltada para a Praça 13 de Maio) é composta de cobogós (tipo de elemento vazado), prova de que a arquitetura modernista brasileira encantou Kengo Kuma.

No interior do prédio, placas metálicas revestidas de washi (papel artesanal) apresentam aos brasileiros mais uma tradição japonesa: a produção de papel a partir de diferentes plantas, o washi entre elas, e seu uso na arquitetura. O resultado é apreciado em divisórias e portas de correr que compõem os ambientes internos. O washi ainda está presente em grandes portas que deslizam – chamadas de fusuma. São elas que delimitam (fechadas) ou ampliam (abertas) os ambientes.

 

DO ORIENTE PARA O OCIDENTE


Iniciativa do governo japonês, essas unidades combinam arte, tecnologia e negócios em experiências imersivas. Dessa forma, a capital paulista – polo de produção artística e cultural, onde vive a maior população japonesa fora do país de origem – sai na frente de outras metrópoles mundiais. Isso porque foi em São Paulo que a Japan House abriu a primeira de três sedes mundiais – haverá uma em Londres e outra em Los Angeles. Por aqui, a nova casa do Japão tornou-se um novo espaço para exposições, shows, workshops e oficinas voltadas para artes tradicionais e gastronomia.
Fonte: www.japanhouse.jp


SERVIÇO


JAPAN HOUSE SÃO PAULO

Av. Paulista, 52, São Paulo – SP
(próximo à estação de metrô Brigadeiro)
Horário de funcionamento:
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados, das 10h às 18h
Telefone: (11) 3090 8900

 

 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram