Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

Semana Inclusiva

Meia Maratona Sesc de Revezamento

Celebração do Dia de Luta contra a Aids

Lançamento do livro "Sétima Arte - Um Culto Moderno

Exposição Levantes

Quem Sou Eu?

Vida longa ao Living Theatre

Nos Bastidores da Notícia

 

 

 

PARA TODOS!

Foto: Renzo Gostoli

 

OFICINAS, ESPETÁCULOS, PALESTRAS
E VIVÊNCIAS COLOCAM EM DISCUSSÃO
OPORTUNIDADES IGUAIS PARA PESSOAS
COM E SEM DEFICIÊNCIA

De 2 a 9 de dezembro, o Sesc São Paulo promove a 6ª edição da Semana Inclusiva, com atividades artísticas, esportivas e educativas voltadas para a importância da acessibilidade de pessoas com e sem deficiência. Parceiro da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência desde 2011, o Sesc amplia essa programação para diversas unidades na Grande São Paulo, interior e também litoral.

“A Semana Inclusiva é muito relevante para o Sesc por fortalecer o direito à cidade, que é para todos, e propagar o direito das pessoas com deficiência às experiências culturais, de esporte, lazer, turismo, saúde e serviços”, destaca Octávio Weber Neto, assistente técnico da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania.

No Brasil, aproximadamente 24% da população, ou seja, 45 milhões de pessoas, possui algum tipo de deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016. Por isso, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 3 de dezembro – visa a uma discussão e a um planejamento quanto a questões que envolvem a qualidade de vida desse segmento da população e, consequentemente, da sociedade como um todo.

Entre alguns destaques da programação, o ciclo de debates Encontros sobre a Cultura Surda, com o Grupo Êba!, acontece de 5 a 8 de dezembro, na unidade do Sesc 24 de Maio. Também será ministrado o minicurso Audiodescrição em Produtos Culturais para Público Infantil, nos dias 6 e 7, no Sesc Carmo, por Viviane Sarraf, especialista em acessibilidade em espaços culturais. Confira estas e outras atividades na programação do Em Cartaz.

“A SEMANA INCLUSIVA É MUITO RELEVANTE PARA O SESC POR FORTALECER O DIREITO À CIDADE, QUE É PARA TODOS, E PROPAGAR O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ÀS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS, DE ESPORTE, LAZER, TURISMO, SAÚDE E SERVIÇOS”

OCTÁVIO WEBER NETO, assistente técnico da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania

 

 

Confira a programação completa

Voltar para índice

 

MEIA MARATONA

Foto: Rafaela Queiroz

Meia Maratona Sesc de Revezamento, prova que compõe o Circuito Sesc de Corridas, está marcada para 3 de dezembro, nas ruas do bairro do Ipiranga. A largada está prevista para as 7h, no Parque da Independência. Entre algumas novidades desta edição, houve a participação do público em ações preparatórias durante o mês de novembro, tais como aula de reconhecimento de percurso e bate-papo com dicas de corredores. Outro destaque é a programação paralela do dia da prova: das 6h às 14h serão realizadas atividades como slackline e bambodança em arenas esportivas no Parque da Independência.

 

Confira a programação completa

Voltar para índice

 

 

 

VISIBILIDADE HIV

Foto: Adriano Milan

A celebração do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º/12), criado em 1988 pela Organização Mundial de Saúde, se estende até 3 de dezembro no Sesc Santana com uma programação especial. Serão realizados shows, performances, debates e oficinas voltadas para a troca de informações e experiências tanto de portadores de HIV quanto de médicos e outros especialistas no assunto. O objetivo é derrubar preconceitos e promover conhecimento. Na abertura, dia 1º, haverá apresentação do projeto Boa Sorte, criado pelo ator, diretor, cantor e ativista Gabriel Estrela, que ainda participa, no mesmo dia, do bate-papo HIV e o Direito Sexual e Reprodutivo, com o médico Carué Contriras e a ativista Silvia Almeida.

Confira a programação completa

Voltar para índice

 

 

 

 

HISTÓRIA DO CINEMA EM NOVA EDIÇÃO

 

Escrito pelo professor de crítica e história do cinema Ismail Xavier no final de 1970, Sétima Arte – um Culto Moderno ganha, neste mês, uma segunda edição, revista e ampliada, pelas Edições Sesc São Paulo. A obra é referência para a historiografia do cinema mundial ao abordar, entre outros temas, o que levou essa expressão audiovisual a ser considerada arte. Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) há mais de 40 anos, Ismail ainda participa de um bate-papo com o crítico Carlos Augusto Calil, seguido de sessão de autógrafos, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, dia 1º, às 19h30.

Confira a programação completa

Voltar para índice

 

 

 

Foto: Chien-Jen Chen

“COM CURADORIA DO FRANCÊS GEORGES DIDI-HUBERMAN, A EXPOSIÇÃO LEVANTES, EM CARTAZ EM SP FAZ ICONOGRAFIA DE GESTOS DE REVOLTA, DEMONSTRANDO A POTÊNCIA VISUAL DE CORPOS QUE RESISTEM À OPRESSÃO”


ILANA FELDMAN e LÚCIA MONTEIRO em crítica na Folha de S.P. sobre a exposição Levantes, em cartaz até 28 de janeiro no Sesc Pinheiros

Confira a programação completa

Voltar para índice

 

 

VIDA LONGA AO LIVING THEATRE

 

Foto arquivo Living Theatre

Considerado um dos maiores grupos do teatro experimental, o Living Theatre celebra 70 anos de história com exposição, debates e apresentações no Sesc Consolação. A mostra – em cartaz até 27 de janeiro – expõe fotografias, filmes, cartazes e depoimentos que costuram a trajetória da trupe fundada em Nova York por Julian Beck (1925-1985) e Judith Malina (1926-2015). Ainda na programação, será realizada uma leitura dramática a partir dos relatos dos fundadores do grupo de quando estiveram no Brasil nos anos 1970 – desde a chegada a São Paulo até a prisão e expulsão do grupo do país.

Confira a programação completa

Voltar para índice

 

 

 

Foto: Julia Parpulov

Resultado de uma parceria com o Museu da Pessoa, a exposição Quem Sou Eu? – no Sesc Vila Mariana, até 17 de dezembro – convida o público a ouvir e ler histórias de vida como forma de ampliar a noção de si e seu pertencimento na sociedade

Confira a programação completa

Voltar para índice

 

NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA

No dia 7, o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) encerra a atividade Histórias e Bastidores de Grandes Reportagens tendo o jornalista Luis Nassif como convidado. Durante o mês de novembro, outros quatro importantes nomes do jornalismo nacional contaram episódios não publicados de grandes reportagens. Em Manipulações e Pressões, Nassif fala sobre a carreira e a apuração da reportagem sobre o Plano Cruzado que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo em 1986. As inscrições podem ser feitas pelo site centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br, até 6 de dezembro.

 

Confira a programação completa

Voltar para índice