Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nesta Edição

Revelar a cidade

Desde o início do século 20, quando passou a ditar o ritmo de crescimento da economia nacional, São Paulo já era o retrato de um Brasil cosmopolita, de diversas etnias, religiões e culturas. Essa multiplicidade de paisagens humanas reveste a vida urbana com uma diversidade étnica e cultural comparável à de outras metrópoles mundiais. Uma característica tão marcante na formação do paulistano, que, na maioria das vezes, produz um olhar desatento para determinadas características que podem fomentar o desenvolvimento do turismo local.
Da perspectiva da atividade turística como fato cultural relevante, é importante revelar às pessoas atividades e locais revestidos de conteúdos que possam trazer novas informações e conhecimentos.
Nesse sentido, o Programa de Turismo Social implementado pelo Sesc São Paulo possui, na cidade, roteiros balizados em situações geradoras de educação informal, nas quais a abordagem lúdica de informações sobre os diversos aspectos da identidade sociocultural e econômica dos locais visitados são elementos estimuladores de um processo de aquisição de conhecimentos que ultrapassa o tempo de um determinado passeio.
Mesmo sem sair da cidade de São Paulo, podemos prever e conduzir um processo de educação para o turismo, formando indivíduos que saibam desenvolver uma relação harmoniosa com locais e ambientes visitados, valorizando o contato, por exemplo, com moradores, sua história e sua cultura.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo