Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Implantodontia e Ortodontia: conheça as novas especialidades da Odontologia do Sesc

Em 2017, o Sesc passou a oferecer duas novas especialidades odontológicas: implantodontia e ortodontia. Elas vêm se somar à gama de serviços oferecidos nas 31 clínicas no estado de São Paulo: cirurgia (extrações), dentística (restaurações), endodontia (tratamento de canal), odontopediatria (tratamento de crianças), periodontia (gengivas), prótese (coroas, pontes móveis e dentaduras) e radiologia (raio-X).

O atendimento é destinado a pacientes que já estão em tratamento em qualquer clínica do Sesc no estado, a partir do encaminhamento dos profissionais da rede, de acordo com critérios clínicos.

Os estudos para a viabilização das especialidades tiveram origem em comissões técnicas formadas em 2013. Inicialmente foram planejados infraestrutura e equipamentos nos projetos das clínicas do Sesc 24 de Maio (inaugurado em agosto), no Sesc Avenida Paulista (inauguração prevista para o primeiro semestre de 2018) e na futura reforma da unidade Florêncio de Abreu.


Implantodontia

Indicado no caso de perda de um ou mais dentes, o implante funciona como uma raiz à qual é fixada a prótese. Na clínica do Sesc 24 de maio, o tratamento foi iniciado com 6 dentistas especialistas. Diferente de outros métodos, preserva as estruturas dentais existentes e estabelece funções como a mastigação, a fala e o paladar.


Sala cirúrgica para implantodontia na clínica do Sesc 24 de Maio. 
 

Ortodontia

Diagnostica, previne e corrige o mau posicionamento dos dentes e dos ossos da face, por meio de aparelhos removíveis ou fixos. Com uma equipe de 4 dentistas especialistas, o tratamento teve início no Sesc 24 de Maio com atendimento a crianças e jovens, por estarem em fase de crescimento. Seus benefícios vão muito além da estética: incluem a melhora de problemas na fala, respiração, mastigação e postura, por exemplo. 


Paciente de ortodontia do Sesc 24 de Maio. 


Para além das questões funcionais da boca, ao possibilitar um sorriso completo e bonito, tanto a implantodontia quanto a ortodontia trazem efeitos positivos na autoestima, com impactos na saúde geral dos pacientes.


Para o Sesc, a saúde bucal é compreendida como parte essencial da saúde geral e da qualidade de vida do indivíduo. Com as novas especialidades, a Odontologia vai ao encontro de seus princípios de integralidade e equidade, buscando atender às necessidades de seus pacientes de forma ampla e possibilitando a democratização do acesso a tratamentos de alta qualidade. 


Saiba mais em sescsp.org.br/odontologia

 

Outras programações