Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O jazz como experiência

Filho de uma cantora, Robert Glasper se interessou pela música enquanto acompanhava a mãe em suas apresentações nos clubes de jazz; como muitos músicos de jazz e blues, começou suas experiências em apresentações em igrejas nos Estados Unidos e não parou mais.

Em pouco mais de uma década, o pianista americano já teve seu trabalho reconhecido três vezes com o Grammy e traz, em seu currículo, colaborações e participações com artistas como Mos Def, Erykah Badu, Kanye West, Snoop Dogg, Norah Jones, Macy Gray e Stevie Wonder, além de ter lançado um álbum em que interpreta Kendrick Lamar, Joni Mitchell e Radiohead.

Em 2016, a convite do diretor e ator Don Cheadle, Glasper participou da trilha sonora do filme Miles Ahead, que conta a história do músico Miles Davis com Cheadle no papel principal; para um artista influenciado pelo trabalho do ícone do jazz, foi uma experiência única.

 

"Obviamente eu sou influenciado por Miles Davis -
até mesmo pela forma como ele pensa sobre música."

 

O trabalho de Robert Glasper se divide em três frentes: seu trabalho solo, o Robert Glasper Trio, que funciona como um trio acústico de jazz, e o Robert Glasper Experiment, uma versão elétrica e sem limites ou restrições para a improvisação e experimentação; foi com essa formação elétrica, acompanhado de Casey Benjamin (vocoder, saxofone e Keytar), Mark Colenburg (bateria) e Burniss Travis (baixo) e que Glasper se apresentou no palco do Sesc Pompeia.

 

Robert Glasper Experiment

 

“Eu faço meus acordes como um sample. Muitas vezes estou pensando de maneira
muito hip-hop e de um jeito muito 'samplealístico' também quando estou tocando jazz”.

 

No show que o SescTV gravou durante o Jazz Na Fábrica, Glasper misturou Nirvana, Jorge Ben Jor e Sade com suas composições, com músicas dos seus discos Black Rio e Covered
 

 

Robert Glasper Experience
Gravado no Sesc Pompeia
Dia 22, 18h
Assista em www.sesctv.org.br/aovivo