Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Ecos do envelhecimento na mídia – espaços da memória

Foto: Paulo Preto
Foto: Paulo Preto

Vera Brandão (1)
Beltrina Côrte (2)

Resumo

Nesse artigo, discorremos acerca de nosso projeto pós-doutoral em Gerontologia Social, considerando o meio virtual como um espaço democrático de comunicação e educação continuada por meio da palavra mediadora e geradora de novos sentidos, Dessa forma, nos debruçamos sobre a popularização do campo gerontológico do site Portal do Envelhecimento, realizando pesquisa e análise documental do acervo, com recorte nos temas de envelhecimento e memória social, no período de 2000-2014. Nossos objetivos consistiram em: identificar o espaço de voz concedido aos idosos e profissionais da área gerontológica; aferir a relevância dos documentos, como informação e material didático, para a educação continuada e a formação em gerontologia social, a partir das experiências dos velhos cidadãos; analisar criticamente a produção. O acervo que analisamos compõe-se por 54 matérias cujos temas – memória social autobiográfica e narrativa de si –, são apresentados em forma de artigos, reflexões, resenhas, relatos de experiência, reportagens; um fórum temático de cunho autoral; 40 sessões de conversas registradas na sessão A Voz do Idoso; e 13 colaborações variadas.

Palavras-chave: Educação Continuada, Memória Social, Mídia.

 

ABSTRACT

Echoes of Aging in the Media – Memory Spaces In this paper, we explore our postdoctoral project in Social Gerontology*. We consider the virtual environment as a space of democratic communication and continuing education, reckoning the word as a mediator and as a generator of new meanings. Focusing on the popularization of the gerontological section of the Portal do Envelhecimento site, we conducted a documentary research and a documentary analysis of the available material regarding aging and social memory produced between 2000 and 2014. Our objectives were: to identify the voice space granted to the elders and to the professionals in the gerontological area; to assess the relevance of the available material as a source of information and didactic material for continuing education and training in social gerontology, after old citizens’ experiences; to critically analyze the available documents. The analyzed collection is composed of 54 items whose subjects – autobiographical social memory and narrative of oneself – are presented in the form of articles, reflections, reviews, and experience and news reports: a thematic forum of authorial nature; 40 modules of conversations recorded in The Voice of the Elderly section; and 13 varied collaborations. 

Keywords: Continuing Education, Social Memory, Media.

 

 

 

(1) Pedagoga formada pela USP; mestre e Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP; pós-doutorada em Gerontologia Social; pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE; certificado pelo CNPq) pela PUC-SP; coeditora da Revista Portal de Divulgação www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista/. email: veratordinobrandao@hotmail.com

(2) Jornalista, doutorada e pósdoutorada em Ciências da Comunicação pela USP; docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP; coordenadora do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Longevidade, Envelhecimento e Comunicação; integrante da Rede Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip); editora de conteúdo do Portal do Envelhecimento. email: beltrina@pucsp.br